Será inaugurada amanhã a Exposição Ensaios Autorais em Fotografia na Casa Andrade Muricy. Cinco fotógrafos locais mostrarão os trabalhos que foram desenvolvidos em encontros semanais durante um ano no Núcleo de Estudos da Fotografia. O grupo de trabalho avançado buscou aprofundar o tema de cada ensaio relacionando-o com a história crítica da fotografia. São mais de cem fotografias ampliadas até 80 x 120 cm que ficarão em exposição durante um mês. Simonetta Pershichetti, professora-doutora de fotografia e coordenadora da pós-graduação do Senac em São Paulo, ministrará palestra sobre fotografia contemporânea e falará sobre os trabalhos expostos. A palestra acontecerá dia 13 de abril, quarta-feira, às 18h30, no Auditório Brasílio Itiberê.
A fotógrafa Alessandra Haro mergulha na realidade dos que não vêem ou pouco vêem, através da série Clarividências, desenvolvida no Instituto Paranaense dos Cegos. Eduardo Serafim, fotógrafo e laboratorista, acha no Hospital de Clínicas o espaço ideal para aprofundar-se no tema A espera. O ensaio intitulado Antes do último vai além da sala de espera do hospital. Angelo Silva carrega para o ensaio No princípio era o verbo marcas deixadas por sua formação católica, política, acadêmica e de vida.
Vera Marx acha o homem em meio ao lixo e ensaia a reconstrução da vida no ensaio Do lixo ao homem, sobre os carrinheiros da cidade. Milla Jung participa com o ensaio sobre as mulheres do Estado de Oaxaca, no México, feito em janeiro de 2004. Intitulado El sueño, é baseado no poema da freira mexicana, Sor Juana Inés de la Cruz (1648-1695), que descreve a solitária experiência do espírito que viaja pelo infinito exterior e interior, da alma que ascende ao conhecimento e que, finalmente, termina numa brusca caída.


