“A Viagem de Chihiro” é cartaz de domingo nos cinemas com ingressos a um real

O público tem uma nova opção na programação de filmes que a Fundação Cultural de Curitiba apresenta domingo em seus cinemas, com ingressos a R$ 1,00. Vencedor do Festival de Berlim e do Oscar de Melhor Animação, o filme "A Viagem de Chihiro", na versão dublada, estará em cartaz no Cine Luz (R. 15 de Novembro, 822), nas sessões das 10h e 14h30. Para as crianças tem ainda o filme "Robôs", que estará em exibição na Cinemateca (R. Carlos Cavalcanti, 533), às 10h, 15h e 17h.

Nas outras sessões de domingo, às 16h40, 18h50 e 21h, estréia no Cine Luz o filme "Cabra-Cega", produção nacional dirigida por Tony Venturi, sobre a história de dois jovens militantes da luta armada, pertencentes a uma organização de esquerda que atuou no Brasil durante a ditadura militar. Na Cinemateca, às 18h50 e 21h, estará em cartaz "O segredo de Vera Drake", filme que relata os dramas enfrentados por uma mulher que praticava o aborto em plena Inglaterra da década de 50.

Chihiro

O desenho animado japonês, de Hayao Miyazaki, conta a história de Chihiro, uma mimada garota de 10 anos, que fica furiosa quando os seus pais lhe contam que estão de mudança para outra cidade. Em meio a lembranças de seus amigos, Chihiro percebe que seu pai se perdeu no caminho para a nova cidade, parando num túnel aparentemente fantasma. Famintos, os pais de Chihiro decidem comer a comida que está disponível numa das casas. Chihiro encontra o garoto Haku, que pede para que ela saia da cidade o mais rápido possível. Mas já é tarde: os pais se transformaram em gigantescos porcos. É o início da jornada de Chihiro num mundo povoado por seres fantásticos.

Em "Cabra Cega", o personagem Thiago é o comandante de um grupo de ação de uma das organizações da esquerda brasileira que enfrentou o poder militar. Ferido à bala numa emboscada da polícia, é obrigado a se esconder na casa de Pedro. Rosa, uma militante de base e filha de operário, é o contato de Thiago com o mundo e também sua enfermeira. Os dois jovens militantes vivem o sonho e o pesadelo do projeto revolucionário, mas sua organização está debilitada. Eles têm que encarar o fracasso da estratégia armada enquanto fogem da perseguição. Fazem parte do elenco os atores Louis Leonardo Medeiros, Débora Duboc, Jonas Bloch e Michel Bercovitch.

"Robôs", filme de animação dirigido por Chris Wedge, mostra um mundo onde os robôs são como seres humanos, indivíduos únicos e com personalidades distintas. Um deles é Rodney Lataria (voz de Reynaldo Gianecchini na versão em português), um esperto inventor que tem o sonho de ir para Robópolis e conhecer seu ídolo, o Grande Soldador. O longa é co-dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, que trabalhou na animação de "A Era do Gelo" (2002).

"O Segredo de Vera Drake" é dirigido por Mike Leigh e tem no papel principal a atriz Imelda Staunton. No filme, sua personagem desenvolve crenças e práticas que vão contra os costumes da época, o que leva a uma tragédia em sua família. Também integram o elenco Philip Davis, Peter Wight, Adrian Scarborough, Heather Craney e Daniel Mays.

Na semana

Durante a semana, a programação do Cine Luz e da Cinemateca é a seguinte: Cinemateca – às 15h e 17h, "Pão e Tulipas" (domingo não haverá sessões desse filme); às 18h50 e 21h, "O Segredo de Vera Drake" (não haverá sessões desse filme no dia 21, terça-feira). Cine Luz – às 14h30 e 18h50 , "O Milagre de Berna"; às 16h40 e 21h, "Cabra-Cega".

O filme "O Milagre de Berna", de Sönke Wortmann, reúne duas histórias que têm como pano de fundo a Copa do Mundo de 1954 e a consagração alemã na conquista do título. Uma das vertentes do enredo retrata os conflitos que surgem no âmbito de uma família alemã dividida durante a Segunda Guerra. Depois de oito anos, o pai volta da Rússia e os problemas para se inserir na rotina da família ficam evidentes. Outra história se desenrola paralelamente e aborda a vida de um casal, ambos repórteres que cobrem a competição.

"Pão e Tulipas", do italiano Silvio Soldini, conta sobre um episódio na vida de uma dona de casa. Rosalba está viajando em uma excursão de ônibus com sua família e, ao parar num restaurante à beira da estrada, é esquecida pelo marido e pelos filhos. A situação irreverente se transforma na oportunidade de Rosalba fazer o que sempre quis: conhecer Veneza. Para chegar lá, a dona de casa pede carona e deixa um evasivo recado na secretária eletrônica do marido: "férias". Mas alguns incidentes tornam a rápida escapada em algo mais duradouro. No elenco estão Licia Maglietta e Bruno Ganz.

Voltar ao topo