Um dos primeiros eventos da programação oficial do Ano da França no Brasil, a exposição Fotos de Robert Doisneau – A Renault de Doisneau estreia nesta sexta-feira Curitiba. A mostra traz 106 fotografias tiradas por Doisneau, em dois momentos de sua carreira.

O autor da foto O beijo do Hotel de Ville, que celebrizou o beijo de um casal em frente à prefeitura da Paris de 1950, Robert Doisneau teve em sua trajetória profissional duas passagens pela Renault.

Na primeira, entre 1934 e 1939, como funcionário da montadora, fez um registro sensível e histórico de operários, linhas de produção, prédios de unidades fabris e, principalmente, do crescente papel do automóvel na sociedade pós-guerra.

Desta coleção, figuram imagens que fazem a ponte entre arte e indústria e da relação do homem com o trabalho e seu ambiente. Na segunda fase, quando voltou à fábrica já como fotógrafo consagrado, Doisneau produziu fotos publicitárias dos principais lançamentos da montadora, aproximando o automóvel do mundo do glamour e da sofisticação.

Arte moderna

Complementando sua participação no calendário oficial que marca o Ano da França no Brasil, a Renault traz ao País também parte da sua coleção de arte moderna.

A mostra Uma aventura moderna – exposição da coleção de arte Renault reúne trabalhos de artistas como Jean Dubuffet, Miró, Victor Vasarely, Robert Rauschenberg, Erró, Jean Tinguely, Alechinsky e Niki de Saint Phalle, entre outros.

A exposição também passará por Curitiba (16 de maio a 9 de agosto, no Museu Oscar Niemeyer) e São Paulo (11 de setembro a 15 de dezembro, no MAC Bienal). A exposição apresentará 96 obras produzidas entre 1965 e 1985 por artistas apoiados pela Renault.

Serviço

Exposições A Renault de Doisneau. De 24 de abril a 14 de junho, na Casa Andrade Muricy (Rua Doutor Muricy, 915 Centro). Entrada franca.