A redescoberta de Lápis

Fascinada com o tesouro encontrado no trabalho de garimpagem para o primeiro tributo ao cantor e compositor paranaense Lápis, a Orquestra à Base de Sopro do Conservatório de MPB de Curitiba decidiu reapresentar a homenagem hoje, às 20h30, no Sesc da Esquina. Filho de Lápis, o cantor e compositor Grafite – atualmente o músico brasileiro mais requisitado na Bélgica – vai participar do show com a música Meio Dia e Dez, parceria dos dois e que dá nome ao seu mais recente CD.

“Após o primeiro contato com suas músicas, deparamos com uma variedade e bom gosto de sambas, marchinhas, bossas e toadas, entre outros estilos, e nos demos conta de um repertório maravilhoso e esquecido. Nessas audições, também sentimos a falta de saber quais eram os músicos, onde gravaram, qual era a rotina de ensaios”, observa o compositor e instrumentista Sergio Albach, regente da orquestra. “Quando descobríamos um intérprete, tínhamos pouco ou nada de biografias e discografias”.

Pérolas

Mas algumas pérolas foram encontradas, como a cantora Evanira, o Mano Juquinha tocando bateria, Paulo Chaves cantando Onde Ela Mora (porque o Lápis não conseguia cantar essa música sem chorar e diz que até saía do palco), jingles compostos por ele, o seu grupo Biten IV, o show Funeral para um Rei Negro, entre outras.

“Para organizar o repertório deste show, já começamos com o Waltel Branco dizendo “Vestido Branco é minha!”, e o “convite-intimação” à Evanira, (que era a preferida de Lápis cantando Silêncio), à qual agradecemos imensamente”, complementa Albach. Para ajudar na divulgação da obra de Lápis, a Biblioteca do Conservatório de MPB vai disponibilizar as músicas apresentadas no show em partitura no formato “melodia e cifra”. O repertório escolhido traz Dia de Arlequim, parceria com Paulo Vítola, Vestido Branco, Estranha Saudade, parceria com Rubem Rolim, Onde Ela Mora, Meu Paraná e outros grandes sucessos do compositor.

***

Hoje às 20h30 no Sesc da Esquina (Rua Visconde do Rio Branco, 969). Ingressos a R$ 7 e R$ 3,50. Informações pelo telefone (41) 322-6500.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna