A Primeira Guerra por Júlio Mesquita

O jornalista Ruy Mesquita Filho, um dos diretores do jornal O Estado de S. Paulo, lançou ontem, na Associação Comercial do Paraná (ACP), em Curitiba, o livro A Guerra 1914 – 1918. A obra reúne 198 artigos semanais escritos por Júlio Mesquita, bisavô do jornalista, transcritos do próprio jornal, durante o período da Primeira Grande Guerra e que ficaram guardados nas últimas oito décadas.

“Júlio Mesquita nunca assinava os artigos”, declarou Ruy Mesquita Filho, em entrevista concedida pouco antes do lançamento. “Ele fazia análise dos acontecimentos relatados por correspondentes do jornal e por informantes europeus.”

Previsões

Em seus artigos, previu o ressurgimento de uma Alemanha humilhada e o aparecimento de uma nova potência, os Estados Unidos. Não falava mal da Alemanha em nenhum momento, mas criticava o militarismo. Segundo o bisneto, era um homem de uma erudição fora do comum.

Quatro volumes compõem a obra, ilustrada por quinhentas fotos da biblioteca de Júlio Mesquita. O livro foi lançado em São Paulo em novembro do ano passado. Neste ano, o lançamento ocorreu em várias cidades brasileiras, como Manaus, Fortaleza, Recife e Porto Alegre. Para o lançamento no exterior, há um projeto multimídia, a ser iniciado em janeiro, que deverá incluir um filme e um DVD sobre o livro.

Voltar ao topo