enkontra.com
Fechar busca

+ Pop

A nobreza britânica no século XVIII

  • Por Redação O Estado Do Paraná

O romance Aristocratas, de Stella Tillyard, depois de transformado em série de sucesso da BBC de Londres, chega aos leitores brasileiros pela Editora Record. Em suas 420 páginas, mais encarte de fotos, o romancista desvenda a vida privada de quatro mulheres nobres do século XVIII.

Stella Tillyard realizou o casamento feliz de biografia com história, promovendo um insight sobre a vida da nobreza britânica daquele tempo. Utilizando cartas e documentos, a autora reconstruiu a vida das irmãs Lennox – Caroline, Emily, Louisa e Sarah. Bisnetas do rei Charles II e sua amante Louise de Kéroualle, filhas do segundo duque de Richmond, educadas acima dos padrões das jovens da aristocracia inglesa, essas mulheres traçaram em sua correspondência um painel da Inglaterra georgiana entre 1740 e 1832.

A história das cartas trocadas entre as irmãs tornou-se sucesso na televisão ao combinar o panorama histórico com a delicadeza do universo feminino. A trama de Aristocratas parte do desafio de Caroline ao romper com a família aos 19 anos para casar-se com um político da oposição, que se torna ministro, partidário das colônias americanas e da Revolução Francesa. Já Emily, torna-se mulher de um duque na Irlanda, tem 22 filhos – um deles mártir da rebelião irlandesa de 1798 – e surpreende ao se apaixonar pelo tutor escocês de suas crianças, vivendo uma união apaixonada na maturidade. Louisa, esposa de lorde Connoly, um dos mais ricos da Irlanda e porta-voz do nacionalismo protestante, ocupa-se da gestão de uma suntuosa propriedade. Sarah conduz seu destino em meio a aventuras amorosas, perde a chance de tornar-se rainha e, empobrecida, produz uma geração de militares.

Segundo o historiador Simon Schama, Aristocratas é “uma riquíssima reconstrução do mundo da elite hanoveriana, suas virtudes e seus vícios relatados de forma espirituosa e comovente.”

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas