A nobre arte da tapeçaria no MON

O MON (Museu Oscar Niemeyer) abre para convidados no próximo dia 3 de agosto, às 20h, a mostra A Arte da Tapeçaria, na qual serão apresentadas 26 peças confeccionadas entre os séculos XV e XVIII. As belas tapeçarias pertencem ao acervo do Museu de Belas Artes da cidade de Paris, o Petit Palais. O público poderá visitar a mostra de 4 de agosto a 3 de outubro.

Com curadoria dos franceses Françoise Barbe e Patrick Lemasson, a exposição apresentada pelo MON integra um projeto inédito no Brasil. A mostra é o resultado da parceria entre a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu Oscar Niemeyer e o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre (RS), com o apoio do Consulado Geral da França, em São Paulo, que uniram forças para realizar pela primeira vez no País uma exposição itinerante desse porte.

Confeccionadas pelo ateliê Beauvais, entre 1741 e 1778, as tapeçarias foram criadas por um dos mais célebres pintores do período, François Boucher. Em uma delas, o artista retrata a heroína Psique sendo conduzida por Zéfiro (filho de Vênus, que na realidade é Cupido) no Palácio do Amor e, em outra cena, Psique mostrando suas riquezas às irmãs invejosas.

Esses trabalhos, originalmente separados, foram unidos por meio de uma cerzidura. A “costura” das duas peças, em época indeterminada, é tão perfeita que só é visível com um exame muito atento na parte central. Outra preciosidade é a tapeçaria medieval do século XV intitulada História de Alexandre (c.1480), a peça mais antiga da coleção do Petit Palais. Esta tapeçaria ilustra a batalha entre Alexandre, o Grande, e Nicolau, rei da Cesaréia.

Serviço:
A Arte da Tapeçaria-Coleção do Petit Palais Paris.
Período: 4/8 a 3/10.
Onde: Museu Oscar Niemeyer. Endereço: Rua Marechal Hermes, 999. Centro Cívico CEP: 80530-230. Informações: (41) 350-4400.
Horário: de terça a domingo, das 10h às 20h. Preços: R$ 4,00 adultos e R$ 2,00 estudantes identificados.

Voltar ao topo