A Música na Corte de Elizabeth I é o tema escolhido pelo harpista e diretor musical Hélio Leite para a próxima edição do projeto Música nos Museus, que acontece nesta quarta-feira, às 18h30, no Museu Alfredo Andersen. O músico se apresenta ao lado do tenor Crystian Segala e do violinista Atli Ellendersen.

No programa serão apresentadas peças da Deuteromélia e do English Dancing Master, coletâneas de danças e folksongs populares na época de Elizabeth I, adaptadas para harpa e violino. E, ainda, composições dos ingleses John Dowland e Thomas Campion. Hélio Leite explica que o tema do recital vem ao encontro de suas pesquisas sobre a relação da harpa no reinado de Elizabeth I.

Ele lembra que, de 1576 ao final do século XIX, os harpistas eram banidos de territórios confiscados pela rainha da Inglaterra e da Irlanda (antiga colônia inglesa) e a harpa tradicional irlandesa praticamente desapareceu.

O diretor musical conta que nessa época, a harpa era considerada popular, utilizada principalmente como música de rua. ?Desta forma o trono inglês sufocava a voz e a cultura da colônia reprimindo suas manifestações musicais.? Dentro deste cenário, as composições do harpista irlandês Cormack MacDermott eram uma exceção. ?MacDermott compunha música culta com a harpa e era mantido na corte aos serviços de Elizabeth I como músico-residente.?

O repertório do recital no Museu Alfredo Andersen aproveita principalmente a composições do músico irlandês que foram recolhidas do material pesquisado pela harpista irlandesa Ann Heymann, uma das únicas a possuir o que sobrou da obra de MacDermott no mundo.

O diretor musical também chama atenção para as músicas do compositor inglês John Dowland: ?pela qualidade e beleza de sua obra?. Sobre a opção de selecionar artistas ingleses para o projeto Música nos Museus, Leite comenta que é o início de um movimento para recordar os dez anos do assassinato do inglês Gerard Galloway, um dos fundadores da Camerata Antíqua de Curitiba.

Música nos Museus

O programa Música nos Museus é um projeto da Secretaria de Estado da Cultura que mensalmente apresenta uma atração musical do Paraná em seus espaços de exposição.

A idéia é contemplar todos os gêneros musicais, buscando como critério principal a qualidade dos instrumentistas paranaenses.

Serviço

Programa Música nos Museus. Recital do harpista Hélio Leite, do tenor Cristan Segala e do violinista Atli Ellendersen. Única apresentação nesta quarta-feira, dia 30, às 18h30, no Museu Alfredo Andersen (Rua Mateus Leme, 336 – Centro).

Entrada franca.