A música está no ar e na areia

O fim de semana musical está bem versátil. Tudo começa hoje, às 20h, no Espaço Cine da João Gualberto, com o grupo Noivas do Allfredo cantando na festa de lançamento do livro Rabeca, o som inesperado, do pesquisador e compositor José Eduardo Gramani (1944-1998), cujos originais foram reorganizados pela filha Daniella Gramani.

Professor de Rítmica na Unicamp, Gramani, violinista por formação, era uma autoridade em rabeca. Sua paixão pelo instrumento o trouxe ao Paraná, realizando pesquisas com Ana Salvagni em Paranaguá e Morretes. Esteve também em Iguapé-SP e Marechal Deodoro, em Alagoas. A pesquisa foi retomada por Daniella, integrante do grupo Noivas do Allfredo e mais três colaboradores. “Todo o quebra-cabeça foi ajudado pela Ana Salvagni, que foi a memória da pesquisa”, conta a única filha de Zé Gramani.

Dividido em oito capítulos – que contam, respectivamente, o projeto, os quatro construtores, as composições, Gramani e os colaboradores -, o livro tem na diagramação uma comunicação visual que indica, por cores, quais são os textos de Gramani (fundo colorido) e dos colaboradores (fundo branco). O projeto gráfico de Paola Faoro também inclui partes do diário de Ana Salvagni, fichas técnicas de cada artesão, partituras musicais, desenhos feitos por Gramani no computador e muitas fotos do passo a passo na construção das rabecas.

Pela praia

Rumo ao litoral: amanhã tem DJ Patife na Kokum Al Mare, agendada em Caiobá (Caribean Bar, telefone 323-6499 ou 471-9954). Em sua segunda edição, através da Essential Eventos e Ellus, a festa contará ainda com os DJs Erik Caramelo, Carioca, Vítor Lima, Ilan, Claudinho I, Guga, Sarchas, Rodrigo Leal e Rodrigo Carrera.

Mas no litoral já tem boa atração ainda hoje. Serginho Procópio, o cavaquinista da velha guarda da escola de samba Portela, é atração no balneário Guarapari, e a ele junta-se amanhã o Monarco da Portela. A primeira rodada de samba do Cimples Bar começa fervendo, como se percebe pelos músicos convidados. Além do mais, a casa ofertará cem litros de chope.

O Cimples está comemorando seu quinto aniversário com dois históricos sambistas. Para o corpo, além do chope, há peixada. Ingressos a dez reais (e a 15 com camiseta). Horários: hoje às 23h, amanhã às 23h e no domingo às 13h. Atenção para o endereço: Rodovia Praia de Leste-Pontal do Sul, telefones 229-1447, 458-6012 e 9968-2075.

Voltar ao topo