A loira fantasma no Teatro Lala Schneider

As lendas urbanas trazem mistério ao cotidiano de uma cidade e, em Curitiba, uma das mais conhecidas é a da loira fantasma. Os mais antigos contam que uma jovem loira, muito bonita, teria sido violentada e assassinada por um taxista.

O fantasma dela veio para espalhar vingança e aterrorizar todos os taxistas da cidade. A história, que se espalhou de boca em boca por toda a cidade na década de 1970, conta que uma loira pedia um táxi. Ela pedia para fazer um trajeto que necessariamente passava por algum cemitério. De repente, a loira sumia de dentro do táxi.

“Eu vivenciei esta época quando era criança e as pessoas tinham pânico. As crianças tinham medo de loiras na rua. A minha tia, que é loira, não conseguia pegar táxi. Houve realmente uma época em que as loiras sofreram mais ainda”, brinca o ator Rogério Bozza.

Ele traz a sua vivência para o personagem que interpreta na peça A loira fantasma, em cartaz no Teatro Lala Schneider, em Curitiba. Bozza dá vida ao papel do delegado que investiga o caso, no espetáculo que tem texto e direção de João Luiz Fiani. A peça mostra a trajetória da loira, a sua morte e como ela teria se vingado de seu assassino.

“Eu não fiquei preocupado se a peça seria um drama, uma comédia. Queria recontar a lenda e há momentos de tristeza, de medo, suspense, mas também de muita risada”, comenta Fiani.

Rogério Bozza acredita que nenhum espectador vai sair do teatro “pesado”. A peça traz ainda muita música e coreografias. As canções foram compostas especialmente para o espetáculo por Mel Maia e Erick Alessandro. A música tema da peça é cantada por Henrique Peters, vocalista da atual formação de Os Mutantes.

São mais de 20 pessoas no palco. “Quem tem entre 40 e 50 anos verá como esta história, que faz um pouco parte de cada um, está sendo retratada. Já os jovens vão conhecer a lenda e ainda ficarão atraídos pelo mistério”, comenta o ator.

Outra novidade é a participação do ator Julio Della Pasqua, portador de Síndrome de Down. Além dele e de Bozza, fazem parte do elenco Luisa Scheide, Wellington, Lucy Merlin, José Castro, Erick Alessandro, Juliana Davanso, Adilson Matos, Maicon Santini, Daniele Agapito, Lucas Buzato, Patrícia Druzian, Thiago Falat, Thiago Schwartz, Christofer Nowakowski, Taciane Vieira, Lola Rodrigues, Gabriela Rocha, Wilson Cernach, Nica Braun, Gabriela Mesquita, Lucas Ribas, Celina Dietzel, Carlos Henrique Silva e Amanda Kierdel.

A peça A loira fantasma fica em cartaz no Teatro Lala Schneider (Rua Treze de Maio, 629) até o dia 29 deste mês. As sessões acontecem aos sábados e domingos, às 21 horas. Ingressos a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia entrada). Classificação livre. Mais informações no site www.teatrolala.com.br.