A lenda Nelson Sargento em Curitiba

Nelson Sargento, lenda viva do samba, vem ao Paraná para abrir o Festival de Inverno de Antonina no sábado. Quem não descer a serra tem a oportunidade de conferir o show do sambista antes, na sexta, no Cine. Nelson Sargento, um dos maiores sambistas ainda vivos, vai subir ao palco com o grupo curitibano Ebubu Fulô, formado por um supertime de músicos do samba e do choro. O show conta ainda com uma participação especial de ex-integrantes do grupo Gente Boa da Melhor, repetindo um encontro antológico de 1999, quando fizeram juntos uma apresentação memorável.

O show acaba entrando no calendário comemorativo Nelson Sargento, que no próximo dia 25 completa 80 anos. Uma vida dedicada não só ao samba, mas às artes em geral. Além de compositor e instrumentista de renome internacional, Sargento é pintor, pesquisador musical, escritor e ator, tendo participado de vários filmes, clipes e minisséries. Um trabalho multimídia que tornou Sargento referência da cultura brasileira do Rio de Janeiro ao Japão.

Nelson Sargento

Nelson Mangueirense compôs número superior a quatrocentas musicas, entre elas a pérola Samba, Agoniza, mas não morre, que traduz o sentimento do povo carioca, ao gênero que o consagrou mundo afora.

Ele foi integrante do conjunto A voz do Morro, ao lado de Paulinho da Viola, Zé Ketti, Elton Medeiros, Jair da Costa, Anescarzinho e José da Cruz.

Autor de Primavera – Quatro Estações do Ano samba enredo da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, em 1955, em parceria com seu padrasto Alfredo Português, que certamente é um dos mais belos sambas-enredo deste século. Parceiro do Cartola, Carlos Cachaça, Darcy da Mangueira e o caçula Daniel Gonzaga, em sambas considerados antológicos por críticos, como Sérgio Cabral.

É também de sua autoria os livros Prisioneiro do Mundo e Um certo Geraldo Pereira. Ator nos filmes O Primeiro Dia de Walter Salles e Daniela Thomas, Nelson Sargento da Mangueira de Estevão Pantoja, Orfeu do Carnaval de Cacá Diegues, entre outros.

Ele é o representante vivo do quesito samba, neste século. A própria resistência cultural brasileira. O fidalgo do salão. A voz do samba.

Serviço

Nelson Sargento e grupo Ebubu Fulô.
Sexta-feira 9/6 – a partir das 22 horas.
Cine Música Bar.
Rua João Gualberto, 81.
3024-8081.
Ingressos: R$ 10,00.
Informações: 9962-1504.

www.cinemusicabar.com.br.

Voltar ao topo