A febre dos blogs

É fácil ter um blog hoje em dia. Basta contar com um computador conectado à internet. Com o aparelho ?ok?, o espaço virtual se abre para falar sobre tudo. De uns tempos para cá, os blogs se tornaram uma febre entre as personalidades da tevê. Seja para conversar com os fãs, divulgar trabalhos, expor fotos e opiniões e até travar discussões com jornalistas, quase todo artista usa. O autor de Duas Caras, Aguinaldo Silva, é um ?popstar? nessa mídia. Desde a estréia da novela, ele está no topo da lista dos mais acessados no BlogLog, site de blogs administrado pela Globo.com. Radical e ávido por polêmica, provoca quem critica sua trama. ?Meu limite é o mesmo dos colunistas dos jornais, que opinam sobre tudo. Mas, no blog, os que se sentirem ofendidos podem responder. Já no jornal, têm de se conformar em enviar uma mensagem à seção de cartas que nem sempre é publicada?, compara Aguinaldo.

 O autor não é o único a utilizar o diário virtual para falar mal de quem o critica. O ator Thiago Rodrigues é outro que já declarou em seu blog o seu desprezo aos paparazzi e às revistas de fofoca. Ao contrário da postura que tinha no início da carreira, depois que se tornou conhecido Thiago passou a reclamar dos cliques e flashes. Mas em seu blog, expõe fotos com a namorada Cristiane Dias ou os amigos e relata acontecimentos de seu dia-a-dia. ?Estou ciente de que tudo o que coloco lá pode ser visto e publicado?, justifica Thiago, que enfatiza ?controlar bastante? o que mostra ou não. Quem segue essa mesma linha é Carol Castro, outra que tem um dos dez blogs mais acessados do BlogLog. ?Não tenho medo da superexposição do blog porque lá está só o que quero mostrar?, afirma Carol, que fala sobre seus personagens mas também não hesita em postar fotos do namorado e da família.

 Para o psicanalista Luiz Alberto Py, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, os atores preferem se expor nos blogs por causa do controle e do lucro sobre o que é mostrado. ?O ator se mostra como quer, na hora que quer. Além disso, ter um blog com número alto de acessos é lucrativo por causa de acordos comerciais?, explica Luiz Alberto. Para ele, um jogo de interesses resume a questão da superexposição. ?Quando a atriz é fotografada na rua, é interesse do fotógrafo. No blog, o interesse é da própria celebridade?, compara o psicanalista.

 A visibilidade dos blogs, inegavelmente, é grande. Não é à toa que muito do que é postado nesses diários vira notícia em sites e jornais. Mesmo assim alguns atores ignoram que esse é um espaço público e, sem querer ou propositalmente, provocam polêmica. Um dos casos mais conhecidos é o de Leandra Leal. Na época de Páginas da vida, ela confessou o descontentamento com sua personagem na novela e criticou a colega de elenco Daniele Winnits. O desabafo rendeu matérias em jornais. Recentemente, Preta Gil, que tem seu blog há 4 anos, também percebeu que tudo o que escrevia virava nota. Passou a ser mais zelosa com o que diz. Mesmo assim, não tem interesse em fazer do espaço um instrumento de defesa. ?Tenho poucos problemas com a imprensa. São apenas casos isolados?, desconversa. Já Samara Felippo, outra que tem um blog bastante visitado, é mais direta ao falar da serventia de seu diário virtual. ?Ele é ótimo para desmentir fofocas?, polemiza a moça.

 Nivea Stelmann, por sua vez, está longe de usar o seu para travar bate-boca com jornalistas. Ela, que já teve um diário virtual, estreará no BlogLog simultaneamente com sua entrada no Video Show. A atriz já foi casada com Mário Frias, namorou o diretor Marcos Paulo e sabe que, como figura pública, sempre aguçou a curiosidade das pessoas. ?Mas sou bem resolvida com a fama e os jornalistas nunca disseram mentiras sobre mim?, enfatiza Nivea. Luiz Alberto Py ressalta que hoje, inevitavelmente, a exposição envolve a invasão de privacidade. ?O ator que diz não saber que ia ser assediado está mentindo?, afirma. Afinal, quem realmente não quer se expor não aparece em revistas de ?futilidade pública?. E nem em blog.

Instantâneas

# Recentemente, Babi Xavier fez em seu blog um desabafo sobre um relacionamento amoroso e viu seu post estampar sites de notícia. Nem por isso, ela vê o blog como uma enrascada. ?Tento conciliar ter um blog, que seria pessoal, com o fato de ser uma pessoa pública. Se ele vier a ser uma armadilha, não há para que escrevê-lo?, defende a apresentadora.

# O discreto Guilherme Berenguer diz que usa seu blog essencialmente para conversar com seus fãs. ?Usar esse espaço para falar de problemas e desabafar é uma tremenda bobagem?, acredita.

# Pedro Paulo Rangel é fã do blog como instrumento de divulgação de trabalhos: ?Acho que fui um dos primeiros a usar o blog para falar sobre espetáculos e tive um retorno fantástico. Não há como ignorar essa ferramenta hoje em dia?, valoriza o ator.

Voltar ao topo