A família do futuro lidera bilheteria

São Paulo (AE) – Técnica desdenhada por Hollywood no passado, o 3D ressurge como grande aposta para reconquistar os espectadores que andam preferindo o DVD às salas de cinema. Nesse contexto, o título em português para o novo longa-metragem de animação da Disney, Meet The Robinsons – A Família do Futuro – soa até como trocadilho. O filme entrou nos cinemas americanos na semana passada e já entrou para a história como a maior estréia em formato 3D de todos os tempos. Fez US$ 25,1 milhões como vice-líder nas bilheterias, provando que os executivos dos maiores estúdios de cinema do mundo estão certos em investir na tecnologia que faz os filmes saltarem da tela.

Lá, as cópias em 3D de A família do futuro ocuparam 581 das  4 mil salas que exibem o filme – e estas renderam US$ 7,1 milhões. Aqui, o filme estréia hoje com 240 cópias, mas duas delas são em 3D – Cinemark Eldorado, em São Paulo, e NorteShopping (UCI-Kinoplex), no Rio. Os ingressos da sala especial do Eldorado custam R$ 20 e podem ser comprados com uma semana de antecedência, tanto nas bilheterias do cinema quanto pela internet.

Como é a única sala da cidade e esta é a primeira estréia em 3D – até agora, os filmes entravam em cartaz ali depois de já estarem no resto do circuito -, dá para prever que os ingressos estarão concorridos, mesmo sendo mais caros.

A produção em 3D pode elevar em US$ 15 milhões o orçamento de um filme, mas numa conta de padeiro os executivos hollywoodianos estão chegando à conclusão de que o investimento compensa. Já perceberam, aliás, que o público não só será atraído para as salas pela tecnologia, como também estará disposto a pagar mais para ver um filme – a previsão é que o preço suba entre 10% e 15%. 

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