O escritor curitibano Danton Trevisan habita o imaginário dos curitibanos. Avesso à aparições públicas e entrevistas, o autor de “O Vampiro e a Polaquinha” e “Macho Não Ganha Flor”, acabou sendo conhecido também por Vampiro de Curitiba, título de um de seus livros. Agora, um retrospecto da obra de um dos mais importantes autores brasileiros ganhou uma montagem no teatro: “Virgem Louca, Loucos Beijos”, com direção de João Luiz Fianni, estreia nesta sexta-feira (16), em Curitiba.

continua após a publicidade

O processo de seleção dos textos foi feito em conjunto por Fianni e Dalton com a intenção de reunir contos considerados “mais leves”. “A obra de Dalton tem como característica textos mais pesados, mas acaba rotulado. Quero mostrar que a obra dele vai além e fala também sobre amor e comédia”, diz Fianni, que já dirigiu três peças e atuou em dois espetáculos com textos do curitibano.

A peça utiliza os textos na íntegra, já que uma das exigências do autor é que nada seja alterado. “Ele também não permite que outras pessoas montem seus contos”, completa o diretor. Com a intenção de dar mais atenção à palavra, Fianni optou por cenário e figurinos simples. “Tem que respeitar o texto. O encenador não pode querer ser mais que o autor”.

O espetáculo traz no elenco alguns nomes que já participaram de “O Vampiro de Curitiba”, como Sonia Bacila, Monia Sartor e Adriana Sottomaior além de outros atores da Cia. Máscaras, como Guilherme Osty, Claudinho Castro, Joel Vieira e Leo Dalledone. Novos nomes como Elana Macedo, Mel Maia, Jefferson Franco e Juliana Liconti completam o elenco.

continua após a publicidade

Dalton Trevisan, nasceu em Curitiba, em 1925 e sempre foi enigmático. Antes de chegar ao grande público, quando ainda era estudante de Direito, costumava lançar seus contos em modestíssimos folhetos. Em 1945, lançou seu primeiro livro: “Sonata ao Lua”. Hoje, é considerado o maior contista brasileiro, respeitado não só no Brasil e no exterior, com livros traduzidos para o espanhol, inglês, alemão, italiano, polonês e sueco.

Serviço:

continua após a publicidade

Textos de Dalton Trevisan, com direção de João Luiz Fiani.
Teatro Lala Schneider
Rua 13 de maio, 629
Em cartaz de sexta a domingo às 21h até 30 de maio
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 (estudantes e demais descontos legais)
Mais informações: 3232-4499 ou www.teatrolala.com.br