A arte pop e divertida de Daniel Pellegrim

Quem quiser se aventurar pelo Subsolo – uma galeria de arte contemporânea que funciona há um ano em uma casa da década de cinquenta, localizada no Água Verde, em Curitiba – irá poder apreciar a nova exposição do artista plástico paranaense Daniel Pellegrim, que vive na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso.

Intitulada Luk ti! Amelí Bena mi, Gee Guará! Stum, em referência às personagens apresentadas nas obras do artista, a mostra reúne 25 trabalhos que se encaixam no movimento de toy art (arte brinquedo). São obras de acrílico sobre tela, gravuras e esculturas.

“A toy art é uma versão da arte pop contemporânea. Um movimento que utiliza desde as técnicas de reprodução em série até a produção artesanal. Híbrido, ele comporta tanto a urbanidade quanto a tecnologia, o underground e o nonsense. Uma estética que se apresenta através de personagens exóticos, que podem ser meigos, inocentes, violentos, subversivos, cômicos, satíricos e até heróicos ou eróticos”, explica a crítica de arte Joice Gumiel Passos, que é responsável pela Subsolo.

As obras expostas por Pellegrim são bastante coloridas e divertidas, podendo ser interpretadas e entendidas por adultos e crianças. Os personagens criadas pelo artista são míticos e surgiram da observação de desenhos e da natureza.

Nas telas, eles fazem o papel de personagens em si e também têm seus traços utilizados para criar outros elementos, como por exemplo molduras, montanhas e árvores.

“A toy art é uma forma de brincar com a arte, utilizando a criação, alteração e repetição. No desenvolvimento de minhas obras, sou influenciado pela cultura pop e pelas cores da Chapada dos Guimarães, onde mantenho um ateliê”, diz Daniel.

Todas as obras expostas na exposição estão disponíveis para comercialização. Amanhã, dia da abertura, Daniel Pellegrim e o crítico de arte Joice Gumiel irão participar de uma mesa redonda sobre toy art, na Subsolo.

Serviço

Exposição de Daniel Pellegrim. 12 de novembro a 12 de dezembro, na Subsolo Galeria de Arte Contemporânea (Av. Iguaçu, 2481. Água Verde), em Curitiba. De terça a sexta, das 14h às 21h, e sábados, das 11h às 18h.Informações: (41) 3019-8701.

Voltar ao topo