A arte de escrever do povo árabe

A caligrafia árabe é uma verdadeira arte. Ao apreciar os diversos estilos de letra que existem neste tipo de caligrafia, é possível imaginar desenhos, formas e expressões das mais variadas.

A caligrafia árabe é principalmente utilizada para expressar sentimentos religiosos, já que a religião deste povo não permite a utilização de imagens. E Curitiba é privilegiada com essa arte, pois tem como morador um dos calígrafos mais importantes do País, Moafak Dib Helaihel, que vem apresentando o seu trabalho em várias capitais.

Segundo Helaihel, a caligrafia é muito importante para o povo árabe. “Ela é considerada nossa arte plástica. Por isso ela tem um papel importante, sendo utilizada não só na arte, mas também nas construções de todas as cidades”, comentou.

Segundo ele, a caligrafia árabe traz muito mais arte do que uma simples comunicação. Alguns estilos de letra, inclusive, mostram mais um desenho, uma figura, do que propriamente a escrita. Até a caneta que é utilizada é diferente, pois ela tem a capacidade de “esticar” a letra, tornando-a ainda mais adornada.

Para Helaihel, trata-se de algo que todos deveriam conhecer.””Conhecer a caligrafia árabe é importante para quem estuda artes, filosofia, história, entre outras áreas do conhecimento”, disse.

Helaihel é formado em História e Geografia pela Universidade Árabe de Beirute. Estudou Artes Plásticas e Caligrafia em Beirute. Em 2007 esteve em Dubai, onde fez pós-graduação em Caligrafia no Centro de Caligrafia dos Emirados Árabes.

Quem quiser saber mais sobre a arte pode entrar no site www.caligrafiaarabe.com.br ou pelo site de relacionamentos Orkut, procurar a comunidade “A Arte da Caligrafia Árabe”.

Estilos

Existem cerca de 300 estilos na língua árabe. Os mais comuns são o Kufi (primeiro tipo de escrita árabe, tem uma forma mais rígida e pode ser escrita tanto na horizontal como na vertical); o Nusukhi (estilo mais simples, utilizada em jornais e livros, por exemplo); o Diwani (estilo mais decorativo, de uso artístico, utilizado principalmente na parte interna de palácios e nas artes plásticas); o Rukai (estilo de fácil compreensão, muito utilizada na publicidade); o Nustaliq (ou Farsi, muito utilizado no Irã) e ainda o Thuluthi (o mais nobre dos estilos, usado na decoração de mesquitas e em capas de livros).