A Balada Literária chega ao seu 8.º ano com uma edição que pretende discutir a questão do gênero – do literário ao sexual. Isso porque o autor homenageado, que acaba norteando toda a programação, é o cartunista Laerte, militante da causa. Desta quarta-feira, 20, até domingo, 24, mais de 100 convidados participam de debates, shows e outras atrações gratuitas em diversos espaços da cidade. A abertura será às 18 horas, no Sesc Pinheiros, zona oeste de São Paulo, com o show Cor, Ação do Brasil, em celebração ao Dia da Consciência Negra, com Fabiana Cozza, Aloísio Menezes, Áurea Martins, Lucas dos Prazeres, Monarco da Portela, Sapopemba e Sérgio Pererê.

“Há um ano, quando fiz o convite para que ele fosse o homenageado, não vivíamos esse momento de perseguição, não tínhamos essa comissão de Direitos Humanos. Nesse último ano, enfrentamos, a duras batalhas, o preconceito”, comentou o escritor Marcelino Freire, idealizador e curador do evento. “Vamos mostrar que estamos aqui resistindo a toda essa hipocrisia. A Balada é o nosso grito”, completa.

O primeiro debate, a ser realizado amanhã, 21, às 11 horas, na Livraria da Vila (Vila Madalena), reunirá Laerte numa conversa com o também cartunista Angeli, o jornalista Sérgio Gomes e o escritor João Silvério Trevisan, que participa a pedido do homenageado. A mediação será de Joca Reiners Terron. “João Silvério é um grande militante da causa trans e, além de integrar essa mesa, volta à Balada para ser sabatinado por jovens autores”, conta Marcelino Freire. A mesa Mister G – Uma Conversa Sobre Literatura e Sexualidade também será na livraria, amanhã, às 14h30. Os escritores Lima Trindade, Luana Chnaiderman de Almeida e Thiago Barbalho entrevistam Trevisan.

A ideia de homenagear Laerte não tem, porém, relação apenas com a militância do cartunista. Freire conta que queria celebrar, também, os quadrinhos. Nesse sentido, ocorrerá, no domingo, 24, às 14h30, no Centro Cultural b_arco, uma batalha de quadrinistas. A organização é de Rafael Coutinho, filho do homenageado, que participa da competição ao lado de Eloar Guazelli, Amilcar Pina, Gabriel Góes, Julia Bax, Mateus Acioli e Tiago Elcerdo.

BALADA LITERÁRIA – Até 24/11. Abertura: nesta quarta-feira, , às 18h, no Sesc Pinheiros (Rua Paes Leme, 195). Programação completa: www.baladaliteraria.com.br

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.