3.º Festival Curitibano de Circo

A manhã de hoje será repleta de alegria e irreverência para aqueles que passarem pelo centro de Curitiba. Por conta do 3.º Festival Curitibano de Circo, o trecho da rua XV de Novembro entre a Boca Maldita e as escadarias da Universidade Federal do Paraná (UFPR) será o grande palco para o Cortejo Circense, uma das interferências previstas no festival. A concentração será hoje, a partir das 10h, na Boa Maldita, no Centro de Curitiba. O cortejo sairá às 10h30.

De acordo com os organizadores, o cortejo é uma das atrações do festival que mais interage com a população. “A idéia de realizar um cortejo é sempre estar próximo das pessoas, principalmente num evento como o nosso que é voltado especialmente ao trabalho do circo moderno, com mais performance e teatralidade”, explica uma das coordenadoras do festival, Camila Cequinel.

“Queremos ainda mostrar para a população que o festival está acontecendo, divulgar a arte e também proporcionar um momento de distração e união para os grupos envolvidos”, completa.

Durante a caminhada, os artistas estarão com seus figurinos fazendo arte pela rua. Malabaristas vão brincar com bolas e claves, palhaços andarão com bicicletas, pernas de pau ao som de um grupo de percussão e dança.

Tudo isso será feito até o destino: as escadarias da UFPR. Chegado lá, um palco aberto estará disponível para qualquer pessoa demonstrar seu talento para o público.

O festival termina amanhã, mas ainda é tempo para se inscrever em algumas das oficinas realizadas pelos artistas nessa edição do evento. Ainda hoje, o festival oferece a Oficina de mágica (das 9h às 12h), Clínica de monociclo (das 9h30 às 10h30), Oficina de swing (das 14h às 15h30), Corda bamba (das 14h às 15h), Iniciação ao circo infantil (das 14h às 15h30), Diabolo (das 15 às 17), Contato (das 15h às 16h30), Devil Stick (das 15 às 17h) e Aéreos (das 16 às 18h). E amanhã, o festival disponibiliza ainda três oficinas. São elas: Canastilha (das 10h às 11h), Segurança no circo (das 14h às 15h) e Maquiagem artística (das 16h às 18h).

Serviço

As oficinas de artes circenses são abertas a todos os interessados, artistas ou leigos, que queiram desenvolver as artes do circo. O preço da inscrição varia entre R$ 5 a R$ 50. Todas as oficinas são ministradas na sede da Tripcirco (Av. Sete de Setembro, 2618, no Centro) ou na Praça Osvaldo Cruz. Maiores informações pelo site www.festivalcuritibanodecirco.com.br.