A 29ª. Mostra BR de Cinema ? Mostra Internacional de Cinema oferece aos espectadores do Unibanco Arteplex de Curitiba uma significativa seleção dos filmes do evento realizado com enorme sucesso em S. Paulo entre 21 de outubro e 03 de novembro deste ano.
A seleção da 29ª. Mostra Internacional de Cinema em Curitiba será realizada de 11 a 17 de novembro, conforme programação abaixo.
Curitiba ? Sala 1
11/11 ? Sexta-Feira
19:00h – Querida Wendy (Dear Wendy), de Thomas Vinterberg (105′). Dinamarca, Alemanha, Inglaterra, França. Falado em inglês. Legendas em português.
21:30h – ABC do Amor (Little Manhattan), de Mark Levin (90′). EUA. Falado em inglês. Legendas em português.
Sinopse: A cidade de Nova York é um local romântico, mesmo quando você tem 10 anos e está amando pela primeira vez na vida. Gabe Burton é um garoto que, desafortunadamente, se apaixona por uma menina mais velha: sua colega de classe Rosemary, de 11 anos. A situação o faz perceber como um sentimento até então desconhecido pode transformar sua vida. As duas crianças vivenciam as dúvidas e anseios típicos da pré-adolescência e vão, aos poucos, descobrindo os segredos e prazeres do primeiro amor, quando um simples beijo significa cumplicidade e um único dia dura uma eternidade.
12/11 ? Sábado
19:00h – Flores Partidas (Broken Flowers), de Jim Jarmusch (105′). EUA, França. Falado em inglês. Legendas em português.
21:30h- Clube da Lua (Luna de Avellaneda), de Juan José Campanella (143′). Argentina, Espanha. Falado em espanhol. Legendas em português.
13/11 ? Domingo
19:00h – Guardiões da Noite (Nochnoy Dozor), de Timur Bekmambetov (114′). Rússia. Falado em russo. Legendas em português.
21:30h – Brothers (Brodre), de Susanne Bier (110′). Dinamarca. Falado em dinamarquês. Legendas em português.
14/11 ? Segunda-feira
19:00h – A Batalha do Chile: Parte I – A Insurreição da Burguesia (La Batalla de Chile: La Insurrección de La Burguesía), De Patricio Guzmán (96′). Venezuela, França, Cuba. Falado em espanhol. Legendas em português.
Sinopse: O ano é 1973, período de eleições parlamentares no Chile. Nas ruas, entrevistas com a população revelam um país dividido: de um lado, os defensores do presidente Salvador Allende, que já dera início ao seu programa de reforma socialista; de outro, os simpatizantes da oposição, formada pelo Partido Nacional e pelo Partido Democrático Cristão. A vitória da oposição, tida como certa, não se confirma, acirrando a campanha para inviabilizar o governo, incluindo boicotes no parlamento, greves e protestos nas ruas.
21:30h – A Batalha do Chile: Parte II – O Golpe de Estado (La Batalla de Chile: El Golpe de Estado), de Patricio Guzmán (89′). Cuba, Chile, França. Falado em espanhol. Legendas em português.
Sinopse: Atinge o ponto mais crítico o enfrentamento entre os defensores de Allende e seus opositores. A população sofre com racionamento de energia e alimentos, fruto dos boicotes ao governo. Uma greve de transportes paralisa o país e abre caminho para a violência. A influência da extrema direita cresce sobre a oposição, enquanto as contradições da esquerda agravam a crise. Tentando assumir o controle da situação, Allende convoca um plebiscito para 11 de setembro de 1974. Nesse mesmo dia, o Palácio de la Moneda é bombardeado.
15/11 ? Terça-feira
19:00h – A Batalha do Chile: Parte III – O Poder Popular (La Batalla de Chile: El Poder Popular), de Patricio Guzmán (100′). Chile, Cuba, Venezuela. Falado em espanhol. Legendas em português.
Sinopse: À margem do confronto entre o governo Allende e a oposição, a população organiza-se para encontrar formas de sobrevivência, principalmente as camadas populares, que apoiavam a administração de Allende. Para criar alternativas ao boicote econômico e superar a crise, uma série de ações coletivas foram realizadas. Mercados comunitários e comitês campesinos foram algumas das maneiras usadas pelo povo para reagir à crise e à escassez de alimentos.
21:30h – Palavras de Amor (Bee Season), de Scott McGehee e David Siegel (104′). EUA. Falado em inglês. Legendas em português.
Sinopse: Eliza Naumann tem 11 anos e pertence a uma estranha família. Quando inesperadamente ela começa a vencer um concurso de ortografia, a estabilidade da família se rompe. Um lado secreto emerge, fazendo seu taciturno pai Saul ver algo de extraordinário na própria filha. A compulsiva mãe Miriam vê na ligação entre pai e filha o mesmo elo que ela mantinha com o marido no passado. Quanto mais Eliza se aproxima da vitória no campeonato nacional, mais a família Naumann aprofunda crises, com surpresas e descobertas.
16/11 ? Quarta-Feira
19:00h – Humilhação (Bashing), de Masahiro Kobayashi (82′). Japão. Falado em japonês. Legendas em português.
Sinopse: Baseada em fatos reais, a produção aborda a recepção hostil que reféns japoneses no Iraque tiveram ao voltarem a seu país após a libertação, ocorrida em abril de 2004. Acompanha-se o martírio e desespero de Yuko, uma ex-refém que a sua comunidade condena e rejeita. Seu retorno à terra natal se transforma num verdadeiro calvário. A sensação que tem é de que toda a sociedade está contra ela. É insultada nas ruas, recebe telefonemas anônimos e é agredida, inclusive fisicamente. Demitida do trabalho, sua solidão só faz aumentar e chega à beira do desespero. Diante dessa situação, Yuko cogita sua volta para o Iraque.
21:00h – Violação de Domicílio (Private), de Saverio Costanzo (90′). ITÁLIA. Falado em árabe, inglês, hebraico. Legendas em português.
Sinopse: Mohammad, sua mulher e cinco filhos moram numa grande e isolada casa que fica entre uma vila palestina e um assentamento israelense. Como se trata de um ponto estratégico para o exército israelense, o local é invadido e a família é feita refém pelos soldados. O casal entra em conflito, porque o marido quer permanecer ali e manter a família unida, enquanto a mulher quer ir embora.
17/11 ? Quinta-Feira
19:00h – Pro Dia Nascer Feliz, de João Jardim (87′). BRASIL. Falado em português.
Sinopse: Estudantes com idades entre 14 e 17 anos, ricos e pobres, enfrentam situações adversas nas escolas que freqüentam. Foram ouvidos alunos de escolas da periferia de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco e também de dois renomados colégios particulares, um de São Paulo e outro do Rio de Janeiro. Os estudantes relatam suas expectativas em relação ao futuro profissional, à família e ao amor. Revelam a existência de preconceito, violência e esperança. O foco é subjetivo, com cada adolescente relatando a sua visão e o seu problema pessoal.
21:30h – Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes (99′). Brasil. Falado em português.
Sinopse: Em 1942. No sertão do Brasil, encontram-se dois homens muito diferentes: o alemão Johann, que fugiu da guerra, aceitando um emprego para vender a mais nova droga miraculosa, a aspirina; e o sertanejo Ranulfo, mais um dos muitos agricultores expulsos de suas terras pela implacável seca nordestina. Johann precisa de um ajudante e contrata Ranulfo. Num caminhão, os dois percorrem as estradas poeirentas do interior do Brasil. Mostram aos moradores das menores vilazinhas um filme sobre o novo remédio que é a primeira experiência com o cinema da maioria deles. A viagem é também uma oportunidade de troca entre duas experiências de vida muito diferentes, do alemão urbano e educado, e do brasileiro iletrado mas versado em vários expedientes úteis para seu dia-a-dia.