21.º Festival de Teatro oferece oficina de clown, em Cascavel

O ator, dramaturgo e poeta Alex Barbosa estará ministrando a Oficina de Clown de 09 a 12 de novembro, no Sesc/Cascavel, durante o 21º Festival de Teatro, realizado pela Prefeitura de Cascavel, através da Secretaria da Cultura, com o apoio do Governo do Estado e Secretaria de Estado da Cultura. As inscrições para a oficina já estão abertas e podem ser feitas na Secretaria da Cultura ao preço de R$ 10,00. A oficina é dirigida a jovens a partir dos 16 anos e não é necessária experiência anterior em teatro ou música.

Durante a oficina, serão trabalhadas as seguintes competências: na área da música, ritmo, melodia, harmonia e timbre; improvisos melódicos e rítmicos; apreciação e sensibilização musical; e, na área de teatro, através de jogos cênicos, improviso cênico, com tema definido ou livre e tempo de comédia e técnicas de expressão corporal.

Os alunos, segundo Alex Barbosa, terão contato com exercícios respiratórios, vocais, rítmicos, técnicas de postura corporal e vocal, jogos cênicos, melódicos e rítmicos e exercícios teatrais. ?Tudo voltado ao teatro cômico e à sensibilização musical?, explica. ?Além disso, a oficina tem a proposta de trabalhar a timidez e autoconfiança dos alunos, através da capacidade de lidar com as próprias limitações e imperfeições, dentro da estética do ridículo, do bobo, do palhaço?, complementa.

Baseada na arte-educação, a oficina proporciona a seus participantes a transformação de seus corpos, vozes e expressões em seus instrumentos, tanto musicais quanto teatrais. ?Muitos estudos apontam para as artes como forma de desenvolvimento de algumas das capacidades humanas necessárias no desenvolvimento profissional e pessoal. A música e as artes cênicas, neste contexto, auxiliam no auto-conhecimento e na relação do indivíduo com o seu meio. Aliando-se música e clown, fornecemos ferramentas indispensáveis ao participante que deseja não só seguir uma carreira artística, mas que tem o objetivo de relacionar-se com mais graça com a vida?, conclui.

Alex Barbosa

É ator e músico profissional há 10 anos; dramaturgo e poeta. Estudou na Escola do Ator Cômico, com Mauro Zanatta e Pita Belli. Formado em Jornalismo e Pós-graduado em Comunicação Audiovisual na PUCPR.  Como ator e sonoplasta, trabalhou em A Mandrágora, de Maquiavel; Lisístrata, de Aristófanes, e nos espetáculos Literatura Viva do Positivo, entre 1994 e 2000, entre outros. Sua peça para crianças A Terra do Impossível é Logo Ali ganhou 2º lugar no II Concurso Nacional de Dramaturgia Álvaro de Carvalho, em 1996, em Santa Catarina. Ministrou a oficina Comédia, em 2000, no Teatro Cultura, em Curitiba e participou como Professor Bolsista no projeto de inclusão social da UFPR, na cidade de Tunas do Paraná, durante o ano de 2005, tendo como resultado das aulas o espetáculo ?Ô, Palhaço!?, apresentado no Teatro da Reitoria, em Curitiba e na Casa de Cultura de Tunas do Paraná. É sonoplasta do Grupo de Teatro do Curso de Jornalismo da Unicenp.

Serviço:
Evento: Oficina de Clown
Local: Sesc/Cascavel
Data: de 09 a 12 de novembro
Inscrições: R$ 10,00
Informações pelos telefones (45) 3321-2113 / 3321-2115 e 9961-2700

Voltar ao topo