16.º Festival de Inverno leva movimento e animação para Antonina

O grande público presente na abertura do 16º Festival de Inverno da UFPR em Antonina no último sábado mostrou o quanto o evento está consolidado.  O show do grupo Demônios da Garoa no palco instalado na rua principal da cidade foi um sucesso que agradou uma platéia heterogênea formada por jovens, adultos e idosos, que se aglomeravam em uma multidão a perder de vista, ao longo de três a quatro quadras da pequena Antonina. O fim de semana, com gente transitando por toda cidade, já dava mostras do quanto mais uma edição do Festival veio para movimentar o lugar. O Brasil não se classificou para disputar a final da Copa do Mundo no último domingo, mas as bandeiras verdes e amarelas do Festival de Inverno, instaladas em 23 prédios que abrigam ações da 16ª edição sinalizam que, independente do campeonato mundial de futebol, o Festival continua sendo uma grande festa para a cidade.

As inscrições infantis feitas na manhã do sábado mostraram o quanto a criançada vem, a cada ano, mais motivada a participar das oficinas infantis. Desde as quatro horas da madrugada os pequenos começaram a fazer fila na sede do Patronato do Idoso, local onde elas foram feitas. Abertas às 9 da manhã, as inscrições já estavam esgotadas às 11 horas, um fato inédito. São crianças de Antonina e da região aproveitando as férias escolares para aprender os mais diversos temas: música, teatro, animação, artes, entre outros. Todas as oficinas iniciaram na manhã ou tarde desta segunda-feira chuvosa de Antonina, onde o tempo pode estar ruim, mas a animação de quem veio aprender algo novo continua em alta.

Àqueles que não puderam vir durante o final de semana de abertura ou não têm a possibilidade de participar de toda a programação do festival, fica o convite para apreciar ao longo da semana algumas das atividades ofertadas. Hotéis e pousadas estão lotados, mas passar o dia na cidade pode ser uma opção.

No site www.proec.ufpr.br/festival2006  é possível conferir toda a programação, atualizada diariamente. Nesta terça-feira, o destaque das apresentações fica por conta do Grupo de MPB da UFPR, às 18h30 e 21 horas, no Theatro Municipal, com o espetáculo ?Se me permitem os astros?, uma bem-humorada trajetória pelos signos do zodíaco, onde as características mais marcantes de cada signo são reveladas através da riqueza da música brasileira.

No palco principal, às 22 horas, o público poderá conferir em um documentário de 31 minutos a vida e obra da poeta Helena Kolody, uma das escritoras paranaenses mais influentes e atemporais da nossa história. A noite fecha com a apresentação do Grupo Fato, com o show ?Musicaprageada? que, de maneira original, mescla elementos da música urbana e rural do Brasil e do mundo, utilizando-se do fandango paranaense com muita ênfase.

Voltar ao topo