14 Bis vai lançar novo CD em Curitiba.

Houve um tempo em que a música mineira estava em moda no Brasil. Foi nos anos 70. O povo adorava Milton Nascimento, o pessoal do Clube da Esquina, Beto Guedes, Heraldo do Monte, Tavito, Som Imaginário, entre outros. O 14 Bis era uma banda dessa turma, que fez sucesso um pouco mais tarde, já nos anos 80, que ainda está na estrada. Ou melhor, está por aqui, no Teatro do Sesc para dois shows na mesma noite.

Hoje, em Curitiba, eles vão lançar o novo CD, Outros Planos, que em contraste com o Bis – o trabalho anterior da banda (mais acústico) – traz de volta um som mais centrado na tecnologia, com ênfase nos teclados/sintetizadores, guitarras, processadores, além de samplers, misturados ao som instrumental e vocal característico da banda.

Parece uma boa idéia. Também em contraste com o CD anterior que trazia só duas músicas inéditas, (uma delas está no repertório desse show), o novo CD é basicamente composto de músicas inéditas, com duas regravações. Nesse show serão apresentadas Cedo ou Tarde, Constelações, canções calma com melodia marcante, característica de um lado mais romântico da banda. Em contraste Os Donos do Mundo, versão de Ohio que tem um som pesado de guitarras, bem de acordo com o título e letra desta música.

O mesmo acontece com Mais uma Vez, uma releitura que traz os versos marcantes de Renato Russo. Outra regravação é Gente do Interior, anteriormente gravada pelo grupo Terço e que é muito pedida nos shows e tem tudo a ver com o público dos muitos shows que o 14 Bis faz no interior do Brasil . Cidadela ou Xadres Chinês (gravada em 1984, mas com uma letra super-atual: “As vezes me pego pensando igual computador …”) .

Todo o trabalho, tanto do show como da gravação do novo CD, fazem parte de um processo natural de renovação do som da banda, usando mais as novas tecnologias (samplers, software/programas de gravação etc.) que estão influenciando a maneira de compor, arranjar e se gravar uma música. Os componentes do 14 Bis exploram novas possibilidades, sem se esquecer do lado mais tradicional de tocar, cantar e ensaiar em conjunto, procurando sempre o melhor caminho para a emoção e qualidade da música.

Serviço

14 Bis -Show de lançamento do CD Outros Planos – Hoje às 20h30 e show extra às 23h – Teatro do SESC – rua Visconde do Rio Branco, 969 -tel.322.6500