Cento e cinqüenta e oito filmes, dcines e vídeos, em curta e média metragem, disputam neste fim de semana em Curitiba a pré-seleção para o 10º Festival de Cinema, Vídeo e DCine de Curitiba. São dois fins de semana de análises que vão contar com o voto de jurados de peso no mundo cinematográfico, como Esdras Rubim, ex-coordenador do Festival de Cinema de Gramado e Lancast Motta, um dos grandes nomes da animação brasileira.

Diversos critérios vão ser utilizados nas três categorias (documental, ficção e animação) para escolher cerca de 40 filmes e vídeos que vão concorrer ao Troféu Pinhão, que vai premiar o melhor filme, o melhor vídeo, o melhor dcine, além da escolha do melhor diretor, roteiro, atriz e ator entre outros, em cada uma dessas categorias.

Já durante o festival, esses filmes também vão ser analisados por dois júris diferentes: um composto por críticos e jornalistas especializados presentes no Festival que vão escolher o melhor, filme e o melhor vídeo para premiar com o troféu Aramis Millarch. Outro por espectadores que vão indicar por voto popular suas preferências para premiar com o troféu Ruy Guerra.

Durante a pré-seleção, os jurados vão escolher o melhor diretor, o melhor vídeo e o melhor filme na categoria ?Festival dos Festivais?, que vai premiar filmes, vídeos e diretores que já foram escolhidos em outros festivais nacionais e latinos.

Tanto os escolhidos nesta categoria como os seis premiados durante a pré-seleção serão convidados oficiais do evento.

Serviço:
Pré-seleção e seleção do 10º Festival de Cinema, Vídeo e DCine de Curitiba Instituto Goethe – R. Reinaldino S. de Quadros, 33. 24 a 27 de agosto e 31 de agosto a 03 de setembro.