Curitiba recebe no próximo sábado, dia 17, a 1° Mostra de Cultura de Raiz que acontece no Canal da Música, a partir das 10 horas da manhã. O evento, promovido pelo Codesul Cultural, tem entrada franca e reunirá música, artesanato, contação de histórias e vídeos dos estados de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Durante o dia acontece uma feira gastronômica com pratos típicos e preços populares. No cardápio serão servidos Barreado (PR), Caldo de Piranha (MS) e Caldeirada de Frutos do Mar (SC) por R$5.

O show de encerramento começa às 20h30 e vai contar com seis atrações, que vão apresentar um painel da autêntica música de raiz realizada em cada estado participante.

No decorrer do dia, o local vai apresentar também uma mostra de vídeos selecionados. Cada estado convidado terá uma sala multimídia onde vai mostrar o trabalho de seus cineastas e de filmes que tenham uma abordagem cultural dentro do tema proposto pela mostra.

Duas grandes atrações musicais foram selecionadas para representar o Paraná durante o show de encerramento da Mostra de Música de Raiz. O evento, que acontece a partir das 20h30 no grande auditório do Canal da Música, começa com o espetáculo folclórico musical “Nhengarí” Inami, que em tupi-guarani significa “Cantar (Nhengarí) a água azul (Inami)”, de Lidio Roberto e Cris Lemos.

Em seguida é a vez do grupo Viola Quebrada, que faz um resumo artístico da obra do grupo, terá no repertório canções de autores paranaenses que foram gravadas ao longo de uma década nos quatro discos já lançados pelo sexteto musical, especializado em canções caipiras inspiradas pela riqueza da vida no campo.

O Mato Grosso do Sul vai trazer para o público paranaense o famoso Caldo de Piranha. Já o artesanato Estado traz à tona temas referentes ao Pantanal; às populações indígenas; ao intercâmbio cultural favorecido pelas divisas, pelas fronteiras com Paraguai e Bolívia e pelo movimento migratório de várias partes do país e do mundo para o Estado.

Na parte musical, duas atrações estão vindo para o Paraná: a dupla Tostão e Guarany e a Orquestra Revoada Pantaneira, que se apresentarão no show noturno. Também é do Mato Grosso a Orquestra Revoada Pantaneira.

Numa mescla de instrumentos clássicos com o berrante, percussão e contrabaixo, a Orquestra promete levar ao público músicas e sonoridades que fazem parte da história brasileira.

Direto dos mares de Santa Catarina para o Canal da Música. Essa é a propoganda do Caldo de Frutos do Mar, prato típico do litoral do estado é conhecido pelo seu sabor e pelas propriedades nutritivas. Para o show de encerramento, o estado está trazendo duas atrações Edson & Alisson e Trio do Engenho.

Serviço:
1ª Mostra de Cultura de Raiz
Dia 17 de outubro, sábado, a partir das 10 horas no Canal da Música (R.
Júlio Perneta, 695 – Mercês

Programação:
Abertura: 10 horas
Hall do Canal da Música
– Feira de artesanato.
– Mostra Gastronômica (R$5 cada prato)
– Exibição de vídeos culturais
– Apresentações musicais

Cerimônia de encerramento: 20h30
Grande Auditório do Canal da Música
– Show principal com duas atrações musicais de cada Estado participante

20h30 – “Nhengarí Inami”, com Lidio Roberto grupo
20h45- Viola Quebrada
21h00 – Dupla Edson e Alisson (SC)
21h15 – Trio Engenho (SC)
21h30 – Dupla Tostão e Guarani (MS)
21h45 – Revoada Pantaneira (MS)

Entrada Franca