Zico será o novo técnico do Japão

Tóquio (AP) – O ex-jogador brasileiro Artur Antunes Coimbra, o Zico, será o novo técnico da seleção japonesa. Ele substituirá o francês Phillipe Troussier, cujo contrato terminou há poucos dias, informou ontem a Associação Japonesa de Futebol. Segundo porta-vozes da Associação, o contrato será formalizado em breve. O ex-jogador brasileiro, de 49 anos, ficará à frente da seleção japonesa por quatro anos, até o Mundial de 2006, na Alemanha.

Zico, que vive no Japão desde 91, foi um dos primeiros jogadores brasileiros a atuar no futebol japonês. Depois que parou de jogar, em 94, Zico foi assessor técnico do clube local Kashima Antlers, conquistando quatro títulos da liga japonesa (J-League). Zico foi também assistente do treinador da seleção brasileira que perdeu para a França na final da Copa de 1998.

Troussier dirigiu a seleção japonesa de 98 até o Mundial de 2002, onde conquistou a primeira vitória em Copa do Mundo para a equipe japonesa e conseguiu classificar a seleção às oitavas-de-final, sendo desclassificada pela Turquia. O técnico francês conseguiu também para o Japão a segunda Copa da Ásia em 2000 e, nesse mesmo ano, levou o time nacional Sub-23 até as quartas-de-final nos Jogos Olímpicos de Sydney.

A decisão da Federação japonesa vai contra a opinião de Troussier, que há poucos dias disse que o próximo treinador dos japoneses devia ser europeu. Entre os candidatos ao cargo estavam o espanhol Javier Azcargorta, que dirigiu entre 1997 e 1998 o Yokohama Marítimo da primeira divisão japonesa. A imprensa especializada nipônica nomeou, em 1997, Azcargorta o melhor treinador da liga.

Voltar ao topo