Zico é o mais cotado para assumir Japão

O favorito para ser o sucessor do francês Philippe Troussier como técnico da seleção japonesa de futebol é o ex-jogador Zico. Nesta quarta-feira, porta-voz da Federação Japonesa de Futebol admitiu que a entidade está em negociações com Zico e que, se as duas partes chegarem a um acordo financeiro, certamente o brasileiro deverá assumir o cargo.

Segundo fontes da entidade japonesa, Zico seria ?o único candidato? e ?não está sendo considerado nenhum outro nome? para substituir Troussier. Mas há rumores de que, além do brasileiro, o iugoslavo Bora Milutinovic, que levou a China ao Mundial; o francês Aimé Jacquet, campeão mundial de 98; e o inglês Arsene Wenger, do Arsenal, também estariam sendo sondados.

O presidente da Federação, Shunichiro Okano, confirmou que são vários os nomes levados em consideração: ?O comitê técnico examina várias candidaturas e enviou a mim uma lista de candidatos. O comitê é que decidirá quando será assinado o contrato.?

De qualquer forma, mesmo que Zico aceite as condições financeiras e ?muitas outras coisas que existem para resolver?  segundo Hideto Teshima, assessor de imprensa da Federação Japonesa, o contrato só poderia ser assinado depois de 20 de julho, data da reunião que designará os novos membros do Comitê Executivo da entidade, órgão que pode autorizar a contratação. Esse contrato seria válido a partir de 1º de agosto e iria até depois da Copa de 2006.

Zico tem a seu favor o fato de ser um ídolo no Japão, onde foi campeão como jogador do Kashima Antlers, time do qual é dirigente. Outro ponto a favor do ex-jogador brasileiro: o mandato de Okano termina este mês e seu provável substituto é Saburo Kawabuchi, presidente da Liga Japonesa de Futebol Profissional.

Terça-feira passada, Kawabuchi declarou: ? O novo técnico terá de ser uma pessoa capaz de entender muito bem o Japão e vir de um país estrangeiro?. Pensamento ao qual Zico se adapta perfeitamente bem.

Voltar ao topo