Zé Inácio se emociona em Berlim

A seleção brasileira masculina de vôlei já está em Berlim, onde enfrentará a seleção alemã, amanhã e domingo, pela quarta rodada da Liga Mundial. A equipe do técnico Bernardinho estreou na Liga derrotando os alemães em São Paulo duas vezes. A seleção lidera o Grupo B, que tem ainda Itália e Portugal.

A rotina de treinos da seleção seguiu sendo a mesma de outras ocasiões, a não ser por um detalhe especial: o local. Referência mundial no final da década de 60, o Sportforum Berlin foi um dos mais importantes centros científicos situado na então República Democrática Alemã.

A surpresa encheu os olhos de quem conhece um pouco sobre a história do esporte. Estudioso de carteirinha, o preparador físico da equipe brasileira, José Inácio Salles, falou sobre a importância do lugar: “Foi um marco dentro da ciência do treinamento esportivo. Toda origem do esporte comunista foi alavancada aqui. Nesse centro passaram importantes nomes do esporte e grandes estudiosos como Dietrich Harre e Kurt Meinel. Isso aqui faz parte da história do desenvolvimento esportivo”.

Já o técnico Bernardinho chegou a jogar pela seleção brasileira, em 1978, nesse mesmo ginásio, e também sabe do valor histórico do local: “É muito bom poder jogar aqui em Berlim novamente. Essa é uma cidade que respira esporte”.

Voltar ao topo