Campeão mundial da classe Finn em 2013, Jorge Zarif sofreu notável queda de rendimento desde então, mas parece estar voltando a velejar em alto nível. Neste sábado, ele alcançou a medal race (regata da medalha) do Mundial de Finn, que está sendo disputado em Auckland, na Nova Zelândia, e termina no domingo. O brasileiro, eleito o melhor atleta olímpico do País há dois anos, entretanto, não chances de medalha.

continua após a publicidade

Zarif, de apenas 23 anos, tem 115 pontos perdidos, na sexta colocação. Como só 10 barcos participam da medal race, que tem pontuação dobrada, o brasileiro não tem mais condições de alcançar o terceiro lugar, atualmente com o neozelandês Andrew Murdoch, que soma 94. Zarif pode somente avançar até ser quarto, mas assegurou ao menos o nono lugar.

De qualquer forma, já será o melhor resultado internacional do jovem brasileiro desde o inesperado título mundial de 2013. No ano passado, ele ficou em 38.º no Mundial de Vela e, nesta temporada, terminou em 24.º no Troféu Princesa Sofia (na Espanha) e em 23.º na etapa de Hyères (França) da Copa do Mundo, eventos mais tradicionais do calendário. Depois, no evento-teste do Rio, foi nono colocado.

continua após a publicidade