Copa 2014

Xerife da Copa do Mundo visita hoje a Arena da Baixada

O secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke, estará hoje pela primeira vez em Curitiba desde que se iniciaram as obras na Arena da Baixada e de mobilidade urbana na Capital para receber a Copa do Mundo de 2014. Estarão com Valcke os campeões mundiais Ronaldo e Bebeto, que fazem parte do Comitê Organizador Local (COL) e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo. A expectativa é que o dirigente cobre celeridade nas obras de adequação do estádio, como tem feito em visitas a outras subsedes. Além de Curitiba estão na rota de Jérome Valcke nesta visita ao Brasil as obras no Maracanã, no Rio de Janeiro, as quais ele visitou ontem, e São Paulo, onde ele estará amanhã.

Mesmo com o parecer rigoroso de Jérome Valcke sobre o andamento das obras no Maracanã, o secretário especial para assuntos da Copa do Mundo do Estado, Mário Celso Cunha, ressaltou que há otimismo quanto à visita do dirigente da Fifa. “As expectativas são as mais positivas. O Jérome Valcke poderá ver a realidade e o que as obras apresentam, tanto na Arena da Baixada quanto na parte de mobilidade urbana, passando pelos principais pontos da cidade”, disse Cunha.

O secretário afirmou ainda que o andamento das obras estão dentro do esperado, inclusive na Arena da Baixada, que tem pouco mais de 52% do serviço concluído. “Tudo está dentro do previsto. A Arena está com um andamento bom e com a terceira etapa das obras bem adiantada. A Fifa fixou a entrega do estádio para dezembro [de 2013] e a diretoria do Atlético espera concluir em agosto do ano que vem”, frisou.

Mário Celso Cunha esclareceu esclareceu que não expectativa de tantas cobranças, pois não será uma visita técnica, e sim de cortesia. “Muita gente falou que seria uma visita técnica. Não será técnica, e muito menos de vistoria, e sim apenas uma visita de cortesia”, garantiu. Já o secretário municipal da Copa do Mundo, Luiz de Carvalho, reforçou que a comissão está muito tranqüila em relação ao cronograma das obras para receber o Mundial. Ele garantiu ainda que faltam em torno de 35% para a conclusão da Arena da Baixada, contrariando os dados técnicos mais recentes do ministério dos esportes. “As obras estão rigorosamente dentro do esperado. Tanto o Valcke quanto os membros do COL vão ver que Curitiba está se preparando para receber este evento de forma muito responsável”, cravou Luiz de Carvalho.

A comitiva da FIFA será recepcionada no Aeroporto Internacional Afonso Pena pelo prefeito de Curitiba, Luciano Ducci e o grupo seguirá até a Arena da Baixada no hibribus, que é o ônibus movido a eletricidade e 100% biodiesel. Depois haverá uma reunião em um hotel no centro de Curitiba. Jérome Valcke será recebido primeiramente pelo vice-governador Flávio Arns e só à tarde estará com o governador do Estado, Beto Richa.