Pascal Wehrlein não vai fazer a sua estreia pela Sauber no GP da Austrália, marcado para domingo, no circuito de Melbourne. Nesta sexta-feira, a equipe suíça anunciou que o britânico não reúne condições para disputar a prova de abertura da temporada 2017 da Fórmula 1 e será substituído pelo italiano Antonio Giovinazzi já a partir do terceiro treino livre do fim de semana da corrida.

continua após a publicidade

Wehrlein participou dos dois treinos livre de sexta-feira, mas a equipe anunciou que ele não se sentiu apto o suficiente para disputar uma corrida completa, citando um “déficit de treinamento”.

continua após a publicidade

“Meu nível físico não está como deve ser para uma corrida completa”, disse Wehrlein em um comunicado divulgado pela Sauber. “Eu expliquei a situação à equipe ontem à noite (noite de sexta no horário australiano). Portanto, a Sauber decidiu não correr quaisquer riscos. É uma pena, mas a melhor decisão para a equipe”.

continua após a publicidade

Wehrlein completou 22 voltas na primeira sessão de treinos no Circuito de Albert Park e 30 na segunda, cravando o 18º tempo mais rápido em cada sessão, que teve a participação de 20 carros.

A chefe da Sauber, Monisha Kaltenborn, disse que respeitava o profissionalismo do piloto alemão de 22 anos. Marcus Ericsson conduziu o outro carro de Sauber para a 15ª posição em ambas as sessões de treino livre.

“Esta decisão definitivamente não foi fácil para ele, e mostrou suas qualidades como um cara de equipe”, disse Monisha. “O foco está agora em sua condição física, e em tal situação não correremos quaisquer riscos desnecessários. Pascal vai estar na China como planejado”.

O GP da China, a segunda das 20 provas da temporada 2017, será disputado no fim de semana de 7 a 9 de abril em Xangai. Na sua estreia na Fórmula 1 em 2016, ele conseguiu o décimo lugar na Áustria, com o carro da Manor, como o seu melhor resultado.