WCT define inscritos para a etapa de Floripa

Florianópolis (AE) – A Associação de Surfistas Profissionais (ASP) fechou a relação de inscritos para o Nova Schin Festival, a etapa brasileira da divisão de elite do surfe mundial, o World Championship Tour (WCT), e já divulgou a relação das baterias da primeira fase da competição. Com a desistência de oito estrangeiros, entre eles o australiano Taj Burrow – campeão do ano passado -, o Brasil terá 18 representantes nas baterias que podem ser iniciadas amanhã, em Florianópolis, Garopaba ou Imbituba (SC). O evento começa apenas um dia após a disputa do título do Onbongo Pro Surfing, competição seis estrelas do World Qualifying Series (WQS), a divisão de acesso do surfe mundial, prevista para hoje na capital catarinense.

A expectativa pelo Nova Schin Festival aumentou com a possibilidade de o americano Kelly Slater conquistar seu inédito sétimo título da carreira em águas brasileiras. Para isso, precisa chegar à frente do único rival que ainda pode lhe superar, o havaiano Andy Irons, surfista que no ano passado conquistou aqui seu tricampeonato do WCT.

Na primeira bateria, Slater pega outro campeão mundial, o australiano Mark Occhiluppo, e Guga Arruda, um dos brasileiros beneficiados pela desistência de estrangeiros. Irons, por sua vez, enfrenta na estréia o americano Taylor Knox e outro convidado, Guilherme Ferreira. Dependendo dos resultados, Slater e Irons, rivais dentro e fora d?água, podem se encontrar em uma mesma bateria, no que está sendo chamado de ?duelo do século?.

Convites

A substituição dos oito estrangeiros desistentes por brasileiros obedeceu alguns critérios. Guilherme Herdy, que vinha competindo no lugar do também brasileiro Bernardo Pigmeu no WCT, que estava contundido, foi convidado pela ASP. Pablo Paulino, campeão mundial da categoria Pro Junior da ASP no início do ano, foi o escolhido pela Billabong, uma das patrocinadoras do evento. As outras vagas foram definidas pelos organizadores. ?Para não cometer injustiças, utilizamos um critério para fazer a seleção neste ano?, explicou Teco Padaratz, responsável pelo Nova Schin Festival. ?Pela ordem, fomos selecionando um pelo ranking brasileiro deste ano, um do ranking catarinense do ano passado e o brasileiro mais bem colocado no atual ranking do WQS?.

Voltar ao topo