Vulcão chileno preocupa Conmebol para Copa América

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) demonstrou, nesta segunda-feira, preocupação com os cancelamentos de voos no continente por conta da erupção do vulcão chileno Puyehue. De acordo com a entidade, as cinzas poderiam influenciar na disputa da Copa América, que acontecerá na Argentina entre os dias 1.º e 24 de julho.

“Nossa preocupação está aumentando porque a nuvem de cinzas do vulcão está parando sobre Buenos Aires e as cercanias de Montevidéu, não permitindo a saída e a chegada de aviões”, explicou o secretário-executivo da Conmebol, Francisco Figueredo, à rádio Primero de Marzo, de Assunção.

Caso a nuvem de cinzas não seja dissipada, a entidade pode pedir que as delegações que participarão do torneio cheguem ao aeroporto de Assunção, no Paraguai, para depois seguirem por vias terrestres aos locais onde ficarão concentradas na Argentina.

Por conta da erupção do vulcão, diversos aeroportos no Brasil, Uruguai, Paraguai, Chile e Argentina têm tido problemas com cancelamentos de voos. O aeroporto de Buenos Aires e o internacional de Ezeiza, nos arredores da cidade, não estão operando desde o último domingo.