Aconteceu neste domingo a 9.º Volta Ciclística do Litoral Paranaense, uma prova itinerante do ranking nacional (CBC 2.12.1), com percurso Matinhos – Curitiba. Participaram deste evento atletas de todo o País, com grandes nomes da elite do ciclismo brasileiro, disputando diversas categorias. As equipes partiram às 8h40, chegando na capital por volta das 11h40.

Muito elogiada pela organização, que inclui estada, hospedagem e alimentação dos atletas, a festa da chegada foi coordenada pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, no Velódromo Municipal, localizado no Jardim Botânico, ponto turístico de Curitiba, que proporcionou, ainda, uma atividade recreativa inédita. A linha do lazer levou muita diversão, com muitos brinquedos e uma cama elástica que fizeram a alegria das crianças que aguardavam os atletas.

Ao final ocorreu a cerimônia de premiação, que homenageou a cidade de Curitiba, a Prefeitura Municipal e os dirigentes esportivos municipais, em especial o secretário municipal do Esporte e Lazer, homenageado nesta quarta e última etapa, com o Troféu Juliano Borghetti, que premiou o campeão por equipe. Também foram homenageados, por meio dos troféus entregues, a Polícia Rodoviária Federal, pelos seus 76 anos de atividades, e os 150 anos da Polícia Militar do Estado do Paraná, que premiou a melhor equipe do Paraná, a Dataro.

Os campeões desta etapa foram: 1.º lugar – Luiz Amorim, campeão brasileiro na categoria Disciplina Estrada Contra Relógio Individual (2003); 2.º lugar -Soelito Gohr (Equipe Scott -Marcondes César Fadente), representante da seleção brasileira que disputou os Jogos Pan-Americanos em Santo Domingo (2003) e vice-campeão brasileiro de Estrada; 3.º lugar – o curitibano Daizon Mendes (Equipe Dataro) – campeão pan-americano na categoria Júnior (2000) e campeão dos Jogos da Juventude – Equipe Cates/Categoria Estrada (Umuarama – 1998). Também, entre os competidores, registramos a presença do atleta catarinense Márcio May (Equipe Memorial Santos), um dos três brasileiros selecionados para as Olimpíadas de Atenas.

Juliano Borghetti declarou: “Estou muito satisfeito com a participação da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer em eventos deste porte que estimulem práticas esportivas para o cidadão nos mais diversos segmentos”. Lembrou, ainda, que Curitiba está se tornando um grande pólo desportivo, de grande importância para o País, cujos atletas de renome nacional e internacional manifestam-se favoráveis e participativos nos eventos que aqui são realizados.