Vôlei mostra estar no caminho para Atenas

A seleção brasileira feminina de vôlei vem mantendo a regularidade na série de quatro amistosos que realiza contra a equipe do Estados Unidos, no Texas. Sexta-feira, o time comandado por José Roberto Guimarães conquistou a terceira vitória consecutiva ao derrotar as adversárias por 3 sets a 1, parciais de 25/20, 25/12, 20/25 e 25/22, na cidade de Denton.

Ontem, as equipes voltam a se enfrentar no último confronto da série amistosa, às 23h (de Brasília), em Burleson. “Esse foi o melhor jogo da série até o momento. Conseguimos manter o padrão de bloqueio e defesa. Já as norte-americanas criaram dificuldades com um bloqueio pesado e uma boa melhora na defesa”, contou Zé Roberto. “Elas conseguiram quebrar o nosso passe no terceiro set e tivemos problemas para virar as bolas altas na ponta. Mas, apesar de termos saído atrás no quarto set, conseguimos retomar a liderança no placar com o bom desempenho do saque”, completou o treinador, que prepara a equipe para disputar a Copa do Mundo, no Japão, de 1.º a 15 de novembro, quando estarão em jogo três vagas para os Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004.

A novidade na partida de sexta ficou por conta do retorno da levantadora Fofão, que não havia participado dos dois primeiros confrontos por causa de uma gripe. “Ela deu uma ?baqueada?, mas está retomando o condicionamento aos poucos. Hoje já conseguimos usá-la na inversão do 5/1”, comentou o técnico brasileiro.

O técnico José Roberto Guimarães sabe que o pouco tempo de preparação é mais um obstáculo a ser vencido pelo grupo. No entanto, o treinador admite que a equipe vem respondendo muito bem aos treinamentos e que está no caminho certo.

“Tenho gostado bastante do nosso sistema defensivo. Apesar de não sermos uma equipe alta, o bloqueio e a defesa vêm trabalhando bem. Temos jogado com velocidade nos contra-ataques, o que facilita bastante a vida das jogadoras de meio (Wal e Valeskinha), as que mais atuaram até aqui”, afirmou Zé Roberto.

Mesmo com o bom desempenho do Brasil nesse início de preparação (a equipe conquistou o título sul-americano e se mantém invicta nos amistosos contra os Estados Unidos), o técnico prefere ser cauteloso e ressalta os principais pontos a serem trabalhados. “Os resultados que o time obteve até aqui são significativos até certo ponto. Temos que pensar que vamos jogar contra equipes tão ou mais fortes do que os Estados Unidos. Por isso, é muito importante estarmos concentrados e preparados técnica, tática, física e psicologicamente para o desafio da Copa do Mundo”, disse.

Voltar ao topo