Janina é opção de banco para o
técnico José Roberto Guimarães.

Denton, EUA – A seleção brasileira feminina de vôlei faz amanhã e no sábado, no Texas, os dois últimos jogos da série de quatro amistosos contra os Estados Unidos, na preparação das equipes para a Copa do Mundo do Japão, que será disputada entre os dias 1.º a 15 de novembro e dará três vagas para os Jogos Olímpicos de Atenas, na Grécia, em 2004.

O técnico José Roberto Guimarães utilizará as partidas diante das norte-americanas para aprimorar os principais fundamentos da equipe, como o saque, a defesa e o contra-ataque, que puderam ser bastante testados no confronto da última terça-feira, quando o Brasil venceu por 3 a 0.

“Sacamos e defendemos muito bem e tivemos uma boa média no passe”, disse Guimarães. “A eficiência no contra-ataque também merece destaque.” O treinador elogiou a capacidade de reação do time brasileiro, que perdia o terceiro set por 24 a 21 mas mostrou superação e conseguiu fechar em 27 a 25 – as outras parciais foram 26/24 e 25/21.

“Foi importante para as meninas recuperarem aquele set quase perdido. É sempre bom sair de um placar adverso.” O jogo de amanhã será disputado no ginásio da University of North Texas, em Denton, e o de sábado, em Burleson, ambos no Texas. A levantadora Fofão, que se recupera de uma forte gripe e foi poupada do primeiro confronto, é a principal dúvida para as partidas.

Depois dos amistosos nos Estados Unidos, a seleção brasileira completará seu período de treinamentos para a Copa do Mundo do Japão a partir do dia 13, no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema, no Rio.

Equipes

Brasil: Fernanda, Bia, Érika, Virna, Walewska e Valeskinha. Líbero: Fabi. EUA: Ahmoon, Hanet, Bown, Tom, Metcalf, Danielle Scott. Líbero: Stacy.

Bernardinho “peita” Liga Italiana

São Paulo (Ag. Placar) -A exemplo do que ocorre no futebol, com a eterna disputa entre CBF e clubes europeus pela liberação de jogadores para a seleção brasileira, o vôlei pode ter o mesmo problema este ano. O detalhe é que o técnico Bernardinho resolveu “peitar” os clubes e pode sair perdendo nessa “queda-de-braço”, com um boicote por parte dos dirigentes italianos.

Os clubes da Itália se apegaram às normas da federação internacional, que os obrigam a liberar os atletas apenas 15 dias antes das competições. A convocação dos jogadores para a Copa do Mundo do Japão foi marcada por Bernardinho para o dia 13 de outubro, mais de um mês antes do início da competição. “Eles dizem que a data é dia 2 de novembro, mas, pelas minhas contas, não é isso. Vou brigar para que os atletas estejam livres no dia 1.º ou entrarei com uma representação na FIVB”, afirmou o técnico.

No dia 2 de novembro acontece a nona rodada do campeonato italiano. Se iniciarem os treinos em 13 de outubro, os seis brasileiros que atuam na Itália ficarão fora de outras três rodadas do torneio, cujas finais serão realizadas em janeiro.

continua após a publicidade

continua após a publicidade