Vôlei é o segundo esporte mais popular entre os jovens

O sonho de vir a ser um novo Guga parece longe das preocupações dos adolescentes. Mesmo com ampla cobertura dos jogos e o destaque do ídolo catarinense como símbolo do esporte brasileiro, o tênis é o último dos esportes praticados pelos jovens das grandes metrópoles.

Pesquisa da Market Analysis Brasil mostra que, entre os adolescentes das grandes capitais do país, para cada jogador de tênis existem quase vinte e cinco jogadores de futebol. O tênis fica até atrás das artes marciais como a capoeira, natação e o mergulho, e a freqüência com que joga-se tênis é também a menor.

 

Prática de esportes
(porcentagem de jovens de 12-17 anos nas 5 principais capitais)

Esporte

Total de Participantes

Pelo menos uma vez por semana

Futebol

74%

87,5%

Vôlei

43%

86%

Ciclismo/corrida de bicicleta

27%

81%

Corrida/Cooper/atletismo

22%

82%

Basquete

19%

68,5%

Natação/mergulho

13%

92,5%

Capoeira/artes marciais

13%

85%

Tênis

3%

>33%

O futebol continua sendo o mais popular dos esportes, inclusive entre as mulheres. Nove em cada dez meninos batem bola e mais da metade das meninas acompanham. As adolescentes lideram em vôlei: tem quase o dobro de mulheres do que homens.
Entre os praticantes, os nadadores são os que levam o esporte mais a sério: nove de cada dez pratica pelo menos uma vez por semana. Na outra ponta, só um terço dos jovens tenistas mantém o mesmo ritmo.

Ficha técnica: Amostragem probabilística estratificada com 101 jovens de 12 a 17 anos de idade residentes das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife, com entrevistas distribuídas proporcionalmente ao tamanho de cada cidade, realizadas entre 25 de Maio e 6 de Junho de 2002. Margem de erro= ± 7,1%

Voltar ao topo