Vôlei brasileiro segue no caminho do tetra da Liga

O Brasil segue invicto na Liga Mundial 2004. Ontem, a estréia da equipe na fase final da competição foi com uma vitória suada sobre a Bulgária, por 3 sets a 1, parciais de 25/17, 32/30, 18/25 e 25/21. Com a vitória, os brasileiros terão pela frente a seleção de Sérvia e Montenegro, que ontem estreou nas finais da Liga com derrota por três sets a zero para a Itália, parciais 25-18, 25-22 e 25-23. O jogo contra os europeus está marcada para as 13h30 (de Brasília).

A equipe brasileira completou 30 jogos sem derrota, 13 deles pela Liga Mundial. A última derrota aconteceu no dia 13 de agosto de 2003, quando perdeu para a Venezuela, nas semifinais dos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo.

A seleção brasileira busca o tetracampeonato da Liga – venceu em 1993, 2001 e 2003 -e das quatro finalistas na competição, três estão entre as favoritas à conquista do ouro nos Jogos de Atenas, em agosto: Brasil, Itália e Sérvia-Montenegro. A quarta potência na modalidade, a Rússia, não participou da Liga.

O confronto de ontem foi a prova de fogo que o técnico Bernardinho esperava, como forma de preparação para os Jogos de Atenas. Depois de criticar e desconfiar o grupo no qual “caiu” na fase de classificação, quando teve Espanha, Grécia e Portugal como adversários, o que, para Bernardinho foi insuficiente para fazer a preparação ideal para os Jogos Olímpicos.

No primeiro set, os brasileiros surpreenderam os búlgaros, com força no ataque e um bloqueio eficiente. O resultado foi uma vitória tranquila do Brasil por 25 a 17, contando inclusive com muitos pontos cedidos pelos adversários que forçaram muito o saque cometendo erros em demasia no fundamento.

No segundo set, começou a pedreira tão “aguardada” por Bernardinho. Com o time concentrado e a Bulgária tentando de todas as formas reverter a desvantagem o set foi muito equilibrado. Os ataques funcionaram e os erros em função dos saques forçados seguiram sendo uma constante, mas na parcial para os dois lados. O placar demonstrou o equilíbrio: 32 a 30.

No terceiro set, com certa facilidade, os búlgaros surpreenderam o Brasil e venceram em cima do grande volume de erros de ataque e saque dos brasileiros.

No quarto set, o Brasil acabou se impondo, com Bernardinho variando a formação, surpreendendo o volume apresentado por quem entrava.

Grand Prix

A seleção brasileira feminina de vôlei precisou de pouco mais de uma hora para para derrotar a República Dominicana por 3 sets a 0 (parciais de 25-16, 25-17 e 25-19), pelo Grand Prix. A equipe brasileira volta à quadra às 6h de hoje para enfrentar a Polônia. O último jogo do Brasil nessa fase do torneio será contra a Coréia do Sul, domingo, às 5h30. As duas equipes estão no mesmo grupo nos Jogos Olímpicos de Atenas, ao lado de Japão, Grécia, Quênia e Itália.

Voltar ao topo