Vitória dá título inédito para o Cruzeiro

Belo Horizonte  –

O Cruzeiro pode encerrar hoje uma espera que já dura 32 anos, conquistando pela primeira vez o título de campeão brasileiro desde a criação da competição, em 1971. Para isso, o time mineiro precisa vencer o Paysandu, às 16h, no Mineirão. Com 91 pontos, a equipe dirigida pelo técnico Vanderlei Luxemburgo garante a conquista com duas rodadas de antecipação caso passe pelo Papão da Curuzu. O título poderá vir até com um empate ou uma derrota, na hipótese de resultados equivalentes do Peixe.

Na semana que antecedeu à partida, a Toca da Raposa II viveu um clima de decisão, mas o discurso predominante entre os jogadores e o técnico tem sido o da cautela. Apesar de dizer que o Cruzeiro já percorreu 99% do caminho que leva ao título, Luxemburgo reiterou que falta “uma etapa a ser vencida”.

Mas o respeito ao adversário desta tarde refere-se também ao retrospecto mais recente. O Paysandu se tornou uma espécie de “pedra no sapato” cruzeirense desde o ano passado, quando desbancou a equipe mineira na final da Copa dos Campeões. No 1.º turno do atual Brasileirão, o time paraense goleou o Cruzeiro por 3×0, no Mangueirão.

Por uma daquelas ironias do futebol, o time celeste não terá em campo a sua principal estrela, o meia Alex, que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Ele será substituído pelo veterano Zinho. O zagueiro Cris, que sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo, num lance isolado, durante o treinamento coletivo de quinta-feira, se recuperou e está escalado. Luxemburgo contará com a volta do volante Augusto Recife, após cumprir suspensão automática.

Água no chope

Se depender da vontade de seus jogadores, o Paysandu deve jogar água no chope que o Cruzeiro preparou para comemorar o título antecipado da Série A, hoje, no Mineirão. “Nós estamos com muita vontade de ganhar essa partida e garra é o que não vai faltar”, resumiu o meia Vélber, uma das estrelas do time ao lado de Magnum, que estava contundido, mas ganhou condição de jogo.

O técnico Ivo Wortmann alertou seus atletas para não permitir que o Cruzeiro imponha seu ritmo de jogo. Ele quer marcação em cima e disputa em todos os setores do campo pela posse da bola. O zagueiro Jorginho, que estava suspenso, retorna ao time titular, embora tenha perdido a companhia de André Dias, punido com três jogos pelo STJD por ter brigado com o lateral Rodrigo na partida contra o Vasco da Gama.

Cruzeiro: Gomes; Maurinho, Cris, Edu Dracena e Leandro; Maldonado, Augusto Recife, Wendell e Zinho; Márcio Nobre e Aristizábal. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Paysandu: Carlos Germano, Lecheva Lima, Jorginho, Souza; Sandro, Vanderson, Magnum, Jobson; Vélber e Aldrovani. Técnico: Ivo Wortmann.

Voltar ao topo