Se já estava muito próximo de se garantir como vencedor desta edição da Volta da França, Vincenzo Nibali ficou ainda mais perto de conquistar este objetivo ao vencer a 18ª etapa da mais tradicional prova do ciclismo mundial, nesta quinta-feira. “Virtual campeão”, o italiano terminou o percurso de 145,5 quilômetros entre Pau e Hautacam com o tempo de 4h04min17s e cruzou a linha de chegada nada menos do que 1 minuto e 10 segundos à frente do francês Thibaut Pinot, segundo colocado, o que é uma enorme vantagem nesta modalidade.

continua após a publicidade

Com a sua quarta vitória em uma etapa desta Volta da França, Nibali ampliou ainda mais a sua larga vantagem na liderança, sendo que o vice-líder geral também é o francês Pinot, agora sete minutos e dez segundos atrás do italiano. Acumulando um tempo total de 80h45min45s, o líder só não ficará com o título se ocorrer algum imprevisto muito improvável, como por exemplo uma queda com a sua bicicleta.

Restam apenas três etapas para o término desta Volta da França e a última delas, prevista para domingo, costuma ser apenas protocolar, com o campeão já definido por antecipação. Assim, Nibali se manteve com a camisa amarela destinada ao primeiro colocado e segue como franco favorito nesta reta final da tradicional prova, que nesta sexta-feira contará com um percurso de 208,5 quilômetros entre Maubourguet Pays du Val d’Adour e Bergerac.

Atrás de Nibali e Pinot, o terceiro colocado na classificação geral é o francês Jean-Christophe Peraud, que está apenas 13 segundos distante do seu compatriota. E, somente dois segundos atrás de Peraud, figura o espanhol Alejandro Valverde, o quarto após 18 etapas. Dono do terceiro lugar do estágio desta quinta depois de ter sido o vencedor na última quarta, o polonês Rafal Majka é apenas o 45º no geral.

continua após a publicidade