A italiana Roberta Vinci faturou o título do Torneio de Katowice, na Polônia, ao vencer a checa Petra Kvitova por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/2) e 6/1, neste domingo. Desta forma, ela comemorou o seu oitavo troféu no circuito profissional da WTA e desbancou o favoritismo da principal cabeça de chave da competição.

Atual 13.ª colocada do ranking mundial, Vinci derrotou a tenista que hoje figura na oitava posição da WTA para comemorar o seu primeiro título nesta temporada. Já Kvitova, campeã de Wimbledon em 2011, disputou na Polônia a sua segunda final neste ano, depois de ter sido campeã em Dubai. Em Katowice, ela buscava o 11.º título da sua carreira.

Neste domingo, Vinci precisou jogar uma hora e 41 minutos para passar por Kvitova, que ofereceu maior resistência diante da campeã apenas no primeiro set, decidido no tie-break. Ao total, a italiana aproveitou três de 11 chances de quebrar o saque da checa, que só converteu um de três break points cedidos pela adversária. Vinci ainda contabilizou cinco aces e ganhou 81% dos pontos que disputou quando encaixou o seu primeiro serviço.

Com a vitória, Vinci também deu o troco em Kvitova, que havia superado a italiana em sua vitoriosa campanha de Wimbledon em 2011. As duas tenistas, por sinal, deverão se enfrentar novamente no próximo final de semana, quando a Itália receberá a República Tcheca, em Palermo, pela semifinal da Fed Cup.