O GP de Cingapura foi marcado por encerramento de jejuns importantes. O alemão Sebastian Vettel venceu a corrida no traçado asiático neste domingo e voltou a triunfar na Fórmula 1 após mais de um ano, ou 22 corridas. A última vez que havia subido no lugar mais alto do pódio havia sido no GP da Bélgica de 2018.

continua após a publicidade

O segundo colocado foi o monegasco Charles Leclerc, dando a dobradinha à Ferrari, primeira escuderia a conseguiu o feito em Cingapura. A escuderia italiana não colocava os seus pilotos nos dois primeiros lugares desde o GP da Hungria de 2017, vencido por Vettel e que teve Kimi Raikkonen, hoje na Alfa Romeo, no segundo posto.

Vettel chegou à sua 53ª vitória na carreira ao conseguir ter eficácia em sua estratégia de ser o primeiro dos líderes a fazer o pit stop. Com pneus novos, o alemão conseguiu superar o companheiro Leclerc e o inglês Lewis Hamilton, que chegaram a liderar a prova, mas não sustentaram a vantagem. O alemão havia sido justamente o último piloto da Ferrari a vencer em Cingapura, feito realizado em 2015, e soma, agora, cinco triunfos no GP asiático.

A redenção de Vettel após um período conturbado se dá também pela melhora da Ferrari nessa segunda parte da temporada da Fórmula 1. A equipe italiana trouxe atualizações importantes aos carros de seus dois pilotos e tem adotados estratégias inteligentes que deram resultados nas últimas três corridas, colocando um pouco de emoção no campeonato, antes todo dominado pela Mercedes.

continua após a publicidade

“O início da temporada foi difícil para nós, mas nas últimas duas semanas, realmente nós voltamos a estar vivos”, disse Vettel após o triunfo.

Com a evolução recente, a Ferrari venceu as últimas três provas consecutivas, duas com Leclerc e agora com Vettel, sequência que não acontecia desde a temporada de 2008, quando Kimi Raikkonen e Felipe Massa deram à escuderia quatro triunfos seguidos.

continua após a publicidade

O holandês Max Verstappen, da Red Bull, que parou na mesma volta do que Vettel, completou o pódio na terceira colocação. A Mercedes, tida como favorita para vencer em Cingapura, teve um desempenho ruim e ficou fora do pódio pela segunda vez na temporada. A primeira havia sido no GP da Alemanha, vencido por Verstappen, em agosto.

Hamilton terminou a corrida em quarto e, apesar de não vencer há três corridas, ainda está confortável na liderança do Mundial de Pilotos. O pentacampeão soma 296 pontos e continua seguido na classificação geral pelo seu companheiro Valtteri Bottas, que soma 231 e terminou a prova em quinto. Leclerc e Verstappen, terceiro e quarto, têm 200 pontos e Vettel, o quinto, soma 194.

O tailandês Alexander Albon, da Red Bull, o inglês Lando Norris, da McLaren), o francês Pierre Gasly, da Toro Rosso, o alemão Nico Hulkenberg, da Renault, e o italiano Antonio Giovinazzi, da Alfa Romeo, completaram o Top 10.

Os pilotos voltam a acelerar no próximo final de semana, no GP da Rússia, a 16ª de 21 corridas da atual temporada da Fórmula 1.

Confira a classificação do GP de Cingapura:

1) Sebastian Vettel (ALE/Ferrari), em 1min58min33s667
2) Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 2s641
3) Max Verstappen (HOL/Red Bull), a 3s821
4) Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 4s608
5) Valtteri Bottas (FIN/Mercedes), a 6s119
6) Alexander Albon (TAI/Toro Rosso, a 11s663
7) Lando Norris (ING/McLaren), a 14s769
8) Pierre Gasly (FRA/Red Bull), a 15s547
9) Nico Hülkenberg (ALE/Renault), 16s718
10) Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo), a 17s855
11) Romain Grosjean (FRA/Haas), a 35s436
12) Carlos Sainz Jr. (ESP/McLaren), a 35s974
13) Lance Stroll (CAN/Racing Point), a 36s419
14) Daniel Ricciardo (AUS/Renault), a 37s660
15) Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso), a 38s178
16) Robert Kubica (POL/Williams), a 47s024
17) Kevin Magnussen (DIN/Haas), a 1min26s522.

Abandonaram a prova:
Kimi Raikkonen (FIN/Alfa Romeo)
George Russell (ING/Williams)
Sergio Pérez (MEX/Racing Point).