Fórmula 1

Vettel vence em Abu Dhabi e tira o vice-campeonato de Rubinho

O alemão Sebastian Vettel, da RBR, conquistou o posto mais alto do pódio no primeiro GP dos Emirados Árabes de Fórmula 1. Na prova deste domingo (1º), Vettel largou na segunda posição, mas com um problema no freio traseiro da McLaren de Hamilton, que abandonou a prova, o alemão assumiu a liderança.

Com o resultado, Vettel superou o brasileiro Rubens Barrichello, da Brawn GP, e sagrou-se vice-campeão mundial da categoria. Rubinho chegou em quarto. Completeram o pódio o autraliano Mark Webber, da RBR, em segundo e o campeão mundial Jenson Button, da Brawn GP, em terceiro.

A grande surpresa deste final de campeonato foi o japonês Kamui Kobayashi, da Toyota, que ultrapassou de forma brilhante Button após o pit stop do inglês. Ainda na primeira volta, o brasileiro Rubens Barrichello foi prejudicado após ser tocado por Mark Webber, o que prejudicou seu desempenho na corrida.

O campeonato terminou com Jenson Button com 95 pontos, Sebastian Vettel com 84 e Barrichello com 77 pontos. No mundial de construtores, a Brawn GP se consolidou na frente, seguida da Red Bull Racing, McLaren e Ferrari.

A Fórmula 1 volta em 14 de março de 2010 com o Grande Prêmio do Bahrein. Com quatro novas equipes, o mundial terá 19 corridas com 26 pilotos.