Sebastian Vettel defendeu a estratégia utilizada pela Red Bull neste domingo apesar do quarto lugar no GP da China, em Xangai. Para o alemão, a tática só não gerou melhores resultados por causa das dificuldades na largada.

“Nossa estratégia estava funcionando hoje. Sabíamos que seria crucial ter algumas voltas ‘limpas’ no início, mas não foi o que aconteceu”, comentou o tricampeão, que não conseguiu avançar do 9º lugar logo após a largada. “Fiquei trancado atrás de Nico [Hulkenberg] e, se você segue um carro por muito tempo, acaba tendo problemas nos pneus. Foi difícil encontrar o melhor caminho”, lamentou.

Sem muita velocidade no treino classificatório, Vettel apostou em uma estratégia arriscada neste domingo. Poupou os pneus macios e largou com os médios, na tentativa de permanecer mais tempo na pista antes da primeira parada. A estratégia, porém, não funcionou porque a Red Bull não conseguiu acompanhar o bom ritmo da Ferrari de Fernando Alonso.

“Não vou culpar ninguém [pelo resultado]. O que aconteceu é normal quando se larga mais atrás. E temos que ser justos. Fernando estava muito rápido, embora no treino não estivesse tão distante dos demais”, analisou Vettel, que ainda lidera o campeonato.