Vencer o Bragantino é obrigação do Atlético

O Atlético encara o Bragantino no próximo sábado, em Bragança Paulista-SP, e vai enfrentar seu oposto nesta Série B. Precisando vencer para tentar entrar no G4, ou pelo menos se manter na cola dos quatro primeiros colocados, as estatísticas colocam o Furacão em vantagem para o confronto da próxima rodada.

Enquanto o time comandado por Ricardo Drubscky é o terceiro melhor visitante na disputa da Segundona, o adversário desta 8.ª rodada do returno tem um retrospecto bem negativo jogando no estádio Nabi Abi Chedid. O Alvinegro paulista só venceu três jogos dos 13 jogos que fez como mandante. Além disso, sofreu 24 gols. O time tem o terceiro pior aproveitamento em casa dentre os 20 clubes que disputam a Série B. Conquistou 33% dos pontos que disputou e fica à frente apenas de Ipatinga e Barueri.

Para tirar proveito destas melhores condições, o Atlético não precisará fazer nada muito além do que tem mostrado neste campeonato. Basta repetir o desempenho como visitante. O Furacão já disputou 13 jogos longe de casa e venceu 6. Além disso, tem um empate, o que lhe dá um aproveitamento de 48% dos pontos disputados e a terceira melhor campanha como visitante.

Outro ponto a favor do Furacão é a força do ataque. O Rubro-Negro é o clube que mais marcou gols fora de casa, com média de 1,8 gol por partida. O time já balançou as redes 24 vezes. Em compensação, a defesa não tem a mesma eficiência, embora não esteja entre as piores quando se trata de jogo longe de Curitiba. Já o Bragantino tem a pior defesa em casa, ao lado do Barueri, também com 24 gols sofridos até aqui.

Mas só o baixo desempenho do Bragantino não basta para o Furacão. Além de vencer sábado, ele precisa torcer por tropeços do Goiás e São Caetano, que estão G4 e também jogam fora nesta rodada. Só que o time do ABC Paulista é o bicho-papão dos visitantes, com oito vitórias fora e 69% de aproveitamento. Só perdeu dois dos 13 jogos, e em outros três empatou. Já o Goiás tem o Guaratinguetá pela frente, em São José dos Campos. O adversário do Esmeraldino está na zona de rebaixamento. Os dois concorrentes diretos do Rubro-Negro jogam na sexta-feira à noite.