Rio – Com o objetivo de facilitar a formação da seleção sub-20, a CBF celebrou uma parceria com a Federação Gaúcha de Futebol e realizará em 2006 o 1.º Campeonato Brasileiro de Juniores. Participarão da competição os 20 clubes da série A do Nacional, além de outros dez melhores colocados no ranking da entidade nacional.

O Brasileiro de Juniores está previsto para começar no dia 29 de maio e terminar em 15 de junho. Poderão participar os atletas nascidos em 1987 e as partidas serão realizadas em seis cidades do Rio Grande do Sul.

Para o técnico da seleção sub-20, Nelson Rodrigues, a criação do Brasileiro de Juniores é motivo de festa. O treinador destacou que a facilidade, a partir de agora, para observar os atletas será de fundamental importância em seu trabalho de armar a equipe.

"Vai ajudar muito meu trabalho, porque vou estar em um só local observando todas as melhores equipes do Brasil. Isso é tudo que um treinador poderia querer. Ver muitos atletas em um espaço curto de tempo e num só lugar", disse Rodrigues.

O técnico do Brasil ainda observou que o Brasileiro de Juniores terá mais utilidade para a seleção do que a Copa São Paulo de Futebol Júnior. De acordo com o treinador, a diferença é a de que o Nacional exigiu a necessidade de os jogadores terem nascido em 1987. Já para a disputa paulista bastava o atleta ser de 1985.

"Esse ano a Copa São Paulo foi para nascidos em 1985 e essa idade para a gente não interessa, justamente porque na próxima competição da seleção será para atletas do ano de 1987, como será no Brasileiro", afirmou Rodrigues.

Em princípio, a Federação Gaúcha ficará responsável por todas as despesas de alimentação, transporte e hospedagem dentro do Rio Grande do Sul. Aos clubes, competirá o pagamento dos custos da viagem a Porto Alegre.