O técnico da seleção brasileira feminina de basquete, Enio Vecchi, divulgou neste sábado a lista de 12 jogadoras escolhidas para defender o País em torneios amistosos que servirão de preparação para o Torneio Pré-Olímpico, que será realizado entre 24 de setembro e 1.º de outubro, na Colômbia.

A equipe nacional está em fase final de treinos em São Caetano do Sul (SP), antes de embarcar para realizar os amistosos que disputará na China, nas cidades de Xiangyuan e Shanxi. Lesionada, a pivô Isis (a mais alta do time, com 2,02m) foi cortada, assim como a armadora Ivana, a pivô Natália e a ala Tatiana.

Após escolher o grupo que viajará, Vecchi mostrou um discurso otimista ao falar do trabalho que visa a conquista de uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. “Eu e toda a equipe estamos muito confiantes. As meninas estão bastante motivadas também. E todos acreditam no trabalho que está sendo feito aqui. A definição do time foi um critério técnico, e baseado no que seria melhor para o grupo. Desde o início, conversamos bastante com as jogadoras, pois esse momento chegaria. As jogadoras que não viajam com a seleção deixaram excelente impressão e as atitudes agradaram à toda comissão técnica”, afirmou o treinador do Brasil.

O grupo da seleção seguirá concentrada em São Caetano até a próxima segunda-feira e Vecchi destacou que as brasileiras mostraram muito comprometimento nesta fase final de preparação no País. “Nesse primeiro período de treinamentos procuramos passar bastante a parte tática para as meninas. Nosso objetivo é que elas correspondam com um jogo intenso. Na defesa assimilaram muito bem o que foi passado. Foi muito proveitoso e dentro da expectativa. A dedicação está sendo incrível. Todas estão sentindo a importância de vestir a camisa nacional, mesmo sendo em um amistoso. Estou bastante satisfeito”, completou Vecchi.

O Brasil irá integrar o Grupo B do Torneio Pré-Olímpico, no qual irá estrear no dia 24 de setembro, contra o Paraguai. Depois, as brasileiras jogarão contra o Canadá (dia 25), Jamaica (26) e México (27). O Grupo A contará com a presença de Chile, Cuba, Argentina, Porto Rico e Colômbia. A competição classificará apenas a seleção campeã para a Olimpíada. As equipes que terminarem entre a segunda e a quarta colocações garantirão vaga para o Torneio Pré-Olímpico Mundial.

Confira as 12 jogadoras convocadas da seleção feminina:

Barbara Queiroz – Armadora – Unimed/Americana (SP)

Bethânia Vasconcelos – Armadora – Ourinhos Basquete (SP)

Carina Felippus – Pivô – Unimed/Americana

Clarissa dos Santos – Pivô – Unimed/Americana (SP)

Fernanda Beling – Ala – Unimed/Americana (SP)

Franciele Nascimento – Pivô – Cadi Laseu (Espanha)

Gilmara Justino – Pivô – Poty/A. Cometa/Unimed/Catanduva (SP)

Jaqueline Silvestre – Ala – Santo André/Semasa (SP)

Micaela Jacintho – Ala – Santo André/Semasa (SP)

Nádia Colhado – Pivô – Santo André/Semasa (SP)

Palmira Marçal – Ala – Poty/A. Cometa/Unimed/Catanduva (SP)

Silvia Rocha – Ala – Ourinhos Basquete (SP)