Vasco ganha e abre vantagem na liderança da Série B

A Série A do Campeonato Brasileiro já é palpável para os vascaínos. Neste sábado, no Maracanã, Elton marcou um gol pelo oitavo jogo consecutivo, alcançando a artilharia com 13, e o Vasco derrotou o Guarani por 1 a 0, pela 25.ª rodada da Série B. Com a vitória, o time cruzmaltino chega aos 52 pontos e abre seis de vantagem para os rivais campineiros, que permanecem na segunda colocação.

“Ainda não conquistamos nosso objetivo, temos que manter os pés no chão”, disse Elton. “Mas é continuar com essa pegada, esse ritmo, que vamos chegar lá rapidamente”.

O Guarani começou a partida bem postado em campo, ditando o ritmo de jogo e evitando uma pressão maior do Vasco. Foram poucas as chances de gol em toda a primeira etapa. As equipes mostravam grande respeito mútuo e procuravam não se expor aos contra-ataques.

A partir dos 30 minutos, os donos da casa tentaram apertar um pouco mais o cerco. Mesmo assim, eram pouquíssimas as finalizações, com as defesas prevalecendo sobre os ataques. As melhores oportunidades vascaínas surgiram com Elton, de cabeça, aos 18 minutos, e aos 41, em lance que Eduardo afastou quando a bola já havia vencido o goleiro Douglas. O Guarani, por sua vez, não levou perigo algum ao gol de Fernando Prass.

O Vasco voltou mais determinado do intervalo. Logo aos oito minutos, Carlos Alberto fez boa jogada e serviu Elton, livre, na meia-lua. O atacante virou rapidamente de canhota e abriu o placar com um chute rasteiro no canto direito de Douglas.

 

Cometendo o erro mais comum do futebol, o Vasco parou depois de sair na frente. A sorte foi que qualquer chance de recuperação campineira foi por água abaixo aos 24 minutos, quando o zagueiro Márcio Alemão simulou absurdamente um pênalti e recebeu o segundo cartão amarelo, deixando sua equipe com um jogador a menos.

Ainda assim, o Guarani pressionou e quase empatou aos 36, quando Ricardo Xavier aproveitou sobra na área, mas a bola bateu na perna de Fernando Prass, que fez a defesa no susto. Elton ainda desperdiçou ótima chance aos 43, mas a vitória estava assegurada.

Na 26.ª rodada, o Vasco faz o duelo carioca contra o Duque de Caxias, no próximo sábado, às 16h10, novamente no Maracanã. Enquanto isso, o Guarani encara a rival Ponte Preta no dérbi campineiro, no mesmo dia e hora, no estádio Brinco de Ouro da Princesa.

Ficha técnica

Vasco 1 x 0 Guarani

Vasco – Fernando Prass; Paulo Sérgio, Vilson, Titi e Ramon; Amaral, Mateus, Allan (Fernando) e Carlos Alberto (Fernando Fumagalli); Robinho (Adriano) e Elton. Técnico: Dorival Júnior.

Guarani – Douglas; Maranhão, Bruno Aguiar, Márcio Alemão e Eduardo; Cléber Goiano (Mário Lúcio), Luciano Santos, Léo Mineiro e Walter Minhoca (Dão); Fabinho (Dairo) e Ricardo Xavier. Técnico: Osvaldo Alvarez (Vadão).

Gol – Elton, aos 8 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos – Mateus, Vilson, Titi, Amaral e Adriano (Vasco); Cléber Goiano e Márcio Lúcio (Guarani).

Cartão vermelho – Márcio Alemão (Guarani).

Árbitro – Sandro Meira Ricci (DF).

Renda – R$ 845.425,00.

Público – 50.335 pagantes (52.904 no total).

Local – Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).

Voltar ao topo