O Vasco celebrou com uma festa em São Januário, nesta quinta-feira, os seus 116 anos de história, completados neste 21 de agosto de 2014. A comemorações pela data já começaram pela manhã, onde o estádio do clube foi palco do hasteamento de bandeiras e contou até com um salva de 21 tiros, em alusão ao dia do mês em que se festeja a data.

continua após a publicidade

No estádio do clube, já entre 6 e 7 horas da manhã, as bandeiras do Brasil, do Vasco, de Portugal, do estado do Rio e da capital fluminense foram hasteadas por dirigentes, sendo que entre eles estava o presidente Roberto Dinamite e o vice-presidente geral Antônio Peralta.

O clube não permitiu a entrada de jornalistas no local nesta manhã, mas postou fotos e declarações de cartolas vascaínos, que chegaram a cantar o tradicional “parabéns a você” pelo aniversário. Dois bolos personalizados com o símbolo do clube foram colocados em uma mesa no Ginásio Antônio Soares Calçada, onde Dinamite e outros dirigentes tomaram café da manhã com funcionários do clube e alunos do Colégio Vasco da Gama, que também estiveram presentes como convidados.

“O Vasco conquistou muita coisa em 116 anos. Várias pessoas contribuíram para a história do Vasco da Gama. É um motivo de orgulho para mim estar aqui hoje. Cheguei ao clube aos 14 anos, encerrei a carreira na faixa dos 30 e hoje vivo o Vasco no dia a dia. A instituição Vasco da Gama está acima de todos nós. Me sinto feliz fazendo parte dessa grande família”, ressaltou Dinamite, em declarações reproduzidas pelo site oficial do Vasco.

continua após a publicidade

Antônio Peralta, por sua vez, exibiu sua alegria com a comemoração, embora hoje o Vasco viva um momento político conturbado, com Dinamite podendo se ver obrigado a deixar o cargo a qualquer momento. Na semana passada, o Conselho Deliberativo do clube decidiu que o mandato do dirigente, marcado para acabar na última segunda-feira, não será prorrogado, mesmo que as eleições para presidência estejam marcadas para o dia 11 de novembro. Isso foi definido por meio de uma votação apertada, com 113 votos contra a extensão do mandato e 103 a favor.

“Emoção forte, pois 116 anos comemoramos o nascimento do Vasco da Gama como clube. A trajetória do Vasco, a importância histórica do Vasco não tem dimensão. O Vasco é isso. Mais de 200 pessoas vieram aqui, inclusive crianças, idosos. Isso me emociona. Todas as idades aqui presentes. Todos louvando esse acontecimento que a história irá sempre contar. Isso me traz alegria e muita felicidade”, disse Peralta.

continua após a publicidade