Todos os campeões de seus grupos na primeira fase da Liga dos Campeões estão nas quartas de final da competição. Equipe que mais corria risco de ser eliminada precocemente, o Manchester United venceu o Olympiakos por 3 a 0, nesta quarta-feira, em Old Trafford, com três gols de Van Persie, e também carimbou o passaporte para esta que promete ser uma das fases finais mais fortes de todos os tempos.

continua após a publicidade

Estão nas quartas de final os três times mais tradicionais do futebol espanhol (Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madrid), os finalistas da edição passada (Bayern de Munique e Borussia Dortmund, que venceram o Alemão nas últimas quatro temporadas), o poderoso PSG (atual campeão francês), além de Chelsea e Manchester United, donos de oito das últimas nove taças do Inglês.

No jogo de ida, na Grécia, o Manchester havia perdido de 2 a 0, levantando dúvidas sobre sua capacidade de seguir na competição. Na primeira temporada com David Moyes no lugar do aposentado Alex Ferguson, a equipe é apenas a sétima colocada do Inglês e, ao que tudo indica, ficará fora da Liga dos Campeões na próxima temporada, algo que não acontece desde 1996.

A camisa, porém, segue tendo um peso enorme. Tanto que o Manchester foi gigante nesta quarta. Abriu o placar num pênalti contestável, aos 25 minutos, com Van Persie. O holandês ampliaria ainda no primeiro tempo, nos acréscimos, desviando de primeira o cruzamento rasteiro de Rooney.

continua após a publicidade

Precisando de mais um gol para evitar os pênaltis, o Manchester fez o terceiro de falta, aos 7 do segundo tempo, novamente com Van Persie, desta vez de falta. O Olympiakos, em busca do gol da classificação, pressionou. De Gea fez pelo menos duas grandes defesas, uma delas impressionante, com o pé.