A convocação para voltar à seleção chilena parecia o prenúncio de que a maré mudaria para Valdivia, mas o momento realmente não é o bom para o meia. Nesta sexta-feira, o departamento médico co Palmeiras constatou que o jogador tem uma lesão no músculo reto femural da coxa direita. O problema vai afastá-lo dos gramados por cerca de um mês, pela previsão dos médicos.

continua após a publicidade

As dores começaram durante a partida contra o Paulista, quinta à noite, no Pacaembu. Com desconforto na coxa, o chileno pediu para ser substituído, dando lugar a Leandro. Os exames realizados nesta sexta apontaram a gravidade da lesão.

Esta é a segunda contusão de Valdivia em 2013. O chileno começou o ano se apresentando atrasado ao Palmeiras, alegando que ficou mais tempo no seu país natal para trabalhar numa clínica de fisioterapia e fortalecer a musculatura. Queria uma temporada sem problemas físicos.

continua após a publicidade

Mas logo no começo do Campeonato Paulista ele se machucou pela primeira vez. Após quatro jogos, teve diagnosticada uma lesão muscular na coxa esquerda que o afastou por quatro partidas. Fez dois jogos entrando no segundo tempo, outros três como titular, e agora se machucou novamente.

Nesse meio tempo, caiu na provocação de um torcedor do Palmeiras no aquecimento antes do jogo contra o Tigre, na Argentina, respondeu com gestos obscenos, e provocou a ira da torcida organizada, que tentou agredi-lo no aeroporto de Buenos Aires.

continua após a publicidade

Com a nova lesão, Valdivia desfalca também a seleção chilena, contra Peru e Uruguai, pelas Eliminatórias da Copa. Era a chance de o meia voltar à equipe nacional depois de 15 meses de afastamento, por indisciplina.

Pelo Palmeiras, ele deve perder sete das últimas oito rodadas da fase de classificação do Paulistão. A esperança é que volte a tempo de enfrentar o Sporting Cristal, na última rodada da Libertadores.